Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMA HERDEIRA

Filha única de Dercy Gonçalves, Decimar Gonçalves morre aos 88 anos

RERODUÇÃO/TV GLOBO

Decimar Gonçalves em entrevista ao Conversa com Bial, em 2018

Decimar Gonçalves: mulher era filha de Dercy Gonçalves (1907-2008) em caso secreto da atriz

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/11/2023 - 20h47
Atualizado em 5/11/2023 - 21h02

Maria Dercimar Gonçalves Senra, mais conhecida como Decimar Gonçalves, morreu aos 88 anos neste domingo (5). Ela era filha única da humorista e atriz Dercy Gonçalves (1907-2008). A informação foi dada pela neta de Decimar, Melissa Senra, em um post privado no Instagram. A causa da morte não foi divulgada pela família.

"O meu mundo ficou mais triste e vazio, mas o céu está em festa! Hoje me despedi de uma das paixões da minha vida. Ela foi uma avó extraordinária", escreveu Melissa, que publicou uma foto de Decimar.

"Ela foi meio pai, meio mãe, minha gostosa (como eu a chamava), minha amigona, companheiraça, parceirona, sempre ao meu lado, jogando no meu time e torcendo muito. Ela era sinônimo de alegria, amor, bondade, generosidade, amizade, e muito mais! Te amo para todo sempre, vozinha”, acrescentou.

Decimar era filha de Dercy Gonçalves com o exportador de café Ademar Martins, com quem ela namorou durante dois anos. Na época em que a humorista se relacionou com o rapaz, ele era casado, mas mesmo assim o homem registrou a filha em segredo após o nascimento.

O nome Dercimar é uma mistura do apelido de Dolores, Dercy, com o nome do pai dela, Ademar. O exportador de café bancou uma casa para que a atriz criasse a filha e fazia algumas visitas, além de contribuir com as despesas, mas eles não podiam morar juntos pelo fato de o romance ser extraconjugal. Dercy, então, criou a única herdeira sozinha.

Em entrevista ao Conversa com Bial em 2018, Decimar revelou que durante muito tempo a mãe proibiu palavrões dentro de casa, apesar de seu humor escrachado e de ser conhecida pela boca-suja. "Ela dizia, mas não gostava que a gente dissesse. Ela mantinha um padrão: ela podia tudo, e nós, não", brincou.

"Apesar do escracho, a mamãe era muito certinha, valores incríveis. Rígidos, rígidos. Ela era disciplinada. Eu dizia pra mamãe: geralmente é filho que dá infarto em mãe, mas aqui vai ser o contrário. Eu vou infartar, porque eu levava cada susto, cara... Não é pra falar tudo que pensa, e ela dizia tudo que pensava", riu.

Herança de Dercy Gonçalves

Estima-se que o patrimônio líquido de Dercy seja de R$ 24,5 milhões. Ela ganhou uma fortuna da Globo após processar a emissora por ter sido demitida. Na época, ela ganhava cerca de 80 mil cruzeiros mensais (um dos maiores salários da empresa, já que o salário mínimo era de 156 cruzeiros), mas se enfureceu pela censura às suas falas.

Com seu jeito irreverente, ela prejudicou marcas importantes que anunciavam na Globo, como a Coca-Cola e o extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). Em uma ação com atores, Dercy chegou a dizer que "bebia Coca, mas era muito ruim". Já a sigla do banco BNH foi confundida pela humorista com a BCG, vacina para tuberculose.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.