Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SANDRA BRÈA

Estrela da Globo nos anos 1980, atriz expôs contaminação e recusou tratamento

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sandra Bréa em Elas Por Elas (1982), com expressão séria

Sandra Bréa em Elas Por Elas (1982); atriz revelou publicamente que havia sido contaminada com HIV

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2023 - 6h30

A novela Elas por Elas (1982), que fez sucesso na década de 1980 e ganhará um remake na Globo, teve no elenco a atriz Sandra Bréa (1952-2000). Estrela da TV naquela época, ela revelou que havia sido contaminada pelo vírus HIV. A atriz, no entanto, não morreu por complicações da doença: ela foi vítima de um câncer de pulmão, para o qual recusou tratamento.

Sandra Bréa começou a carreira como modelo e estreou como atriz na televisão em 1970, na novela Assim na Terra Como no Céu, da Globo. Nos anos seguintes, se destacou em produções como O Bem Amado (1973), Escalada (1975), Elas por Elas (1982), Tititi (1985), Bambolê (1987) e Felicidade (1991). 

Em agosto de 1993, Sandra Bréa foi contaminada pelo HIV. Ela sofreu um acidente de carro e precisou de uma transfusão de sangue. Na época, ainda não havia controle sobre isso nos hemocentros, e a atriz contraiu o vírus dessa maneira, pela transfusão. Ela expôs publicamente essa condição e costumava dizer que não morreria de Aids. 

Em dezembro de 1999, Sandra foi diagnosticada com câncer de pulmão, já em estágio avançado. Os médicos estimaram que ela teria cerca de seis meses de vida e indicaram tratamento com quimioterapia e radioterapia, o que a atriz recusou. 

A artista só concordou em ser atendida por um oncologista em abril de 2000, quando já sofria com muitas dores, insuficiência respiratória e estava praticamente sem voz. 

No entanto, já era tarde demais. Sandra Bréa foi levada a um hospital para realizar um exame e morreu dois dias depois, em sua casa, no Rio de Janeiro. Sua última participação numa novela foi como ela mesma, em Zazá (1997). A trama abordava a questão do HIV por meio da personagem Jaqueline (Adriana Lodoño), que também havia contraído o vírus por transfusão de sangue. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.