Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EVA TODOR

Estrela da Globo, atriz deixou toda sua herança dividida entre sete funcionários

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Eva Todor com trajes de época, sorri em foto posada

Eva Todor (1919-2017) em O Cravo e a Rosa (2000); atriz foi generosa com seus funcionários

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/3/2023 - 6h30

Eva Todor (1919-2017) teve uma carreira de muito sucesso na Globo. A atriz se tornou estrela da emissora, com 23 novelas no currículo, além de participações em programas, séries e minisséries. Morreu aos 98 anos, sem parentes próximos. Ela deixou toda a sua herança dividida entre os sete funcionários que conviveram com ela nos últimos momentos de sua vida. 

A atriz nasceu em Budapeste, na Hungria, e veio para o Brasil em 1929 com a família. Ela começou a carreira como atriz aos 15 anos, no teatro. Participou de dezenas de peças entre os anos 1930 e 1990. 

A estreia na televisão aconteceu em 1961, na série Confissões de Eva, uma espécie de sitcom estrelada pela atriz na TV Tupi (1950-1980). Ela só migrou para a Globo em 1975, na primeira versão de Roque Santeiro, que não chegou a ser exibida. 

Nas décadas seguintes, Eva Todor teve sucesso com personagens em diversas novelas, como Locomotivas (1977), Sétimo Sentido (1982), De Corpo e Alma (1992), O Cravo e a Rosa (2000), América (2005) e Caminho das Índias (2009). 

O último trabalho da atriz na televisão foi em Salve Jorge (2012), como a personagem Dália. Ela foi diagnosticada com a doença de Parkinson, o que comprometeu seus movimentos e provocou uma aposentadoria das funções cênicas. 

Em seus últimos anos de vida, Eva ficou reclusa, cuidada por enfermeiras. Ela se casou duas vezes, mas não teve filhos e não tinha parentes próximos. 

Aos 98 anos, a atriz teve uma pneumonia e morreu em casa enquanto dormia, em 10 de dezembro de 2017. O corpo dela foi velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Antes de partir, Eva deixou registrado em seu testamento que seus bens deveriam ser divididos entre sete funcionários. Segundo informações da jornalista Fabíola Reipert, da Record, sete pessoas foram beneficiadas, incluindo duas funcionárias pessoais da atriz, um motorista, um relações públicas, uma médica, um artesão e uma dona de casa.

A atriz deixou de herança um apartamento no Flamengo, na capital fluminense, uma casa no município de Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, um carro e dinheiro aplicado.


TUDO SOBRE

Eva Todor


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.