Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

HÁ 54 ANOS

Em visita ao Brasil, Rainha Elizabeth 2ª inaugurou obras e conheceu Pelé

ARQUIVO HISTÓRICO DO ITAMARATY

A Rainha Elizabeth 2ª sentada assistindo a um jogo de futebol no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Ela está de óculos de sol, olhando para frente com uma mão no queixo

Rainha Elizabeth 2ª no estádio do Maracanã, durante passagem no Rio de Janeiro em 1968

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 8/9/2022 - 16h05

A rainha Elizabeth 2ª veio ao Brasil apenas uma vez. A visita da britânica, morta nesta quinta (8), aos 96 anos, aconteceu em 1968 e foi marcada pela inauguração de obras, como a nova sede do Masp (Museu de Arte Sacra Paulista), e a entrega de um troféu a Pelé, craque do futebol brasileiro.

A estadia da monarca no país durou 11 dias. Elizabeth 2ª chegou em Recife (PE), acompanhada de seu marido, o príncipe Philip (1921-2021). O casal participou de uma cerimônia, que contava também com a presença do escritor Gilberto Freyre (1900-1987).

Dois dias depois, a comitiva inglesa viajou para Salvador (BA). Por lá, a rainha recebeu uma homenagem em que esteve presente o escritor Jorge Amado (1912-2001). O próximo destino da realeza foi Brasília (DF), onde os reis foram recebidos pelo presidente Artur da Costa e Silva (1899-1969) no Palácio da Alvorada para uma série de cerimônias em diferentes locais.

Da capital do país, os dois viajaram para São Paulo (SP), cidade em que ela pôde apreciar a vista do 44º andar do Terraço Itália, no Centro paulistano. Durante um banquete no Palácio dos Bandeirantes, puderam estar ao lado da rainha artistas como Jair Rodrigues (1939-2014), Wilson Simonal (1938-2000) e Elza Soares (1930-2022).

Foi durante sua passagem pela capital paulista que Elizabeth 2ª inaugurou a nova sede do Masp. De lá, ela cumpriu agenda em Campinas, interior do Estado, e no dia seguinte partiu com o marido para o Rio de Janeiro (RJ).

Na capital fluminense, os reis fizeram a simbólica inauguração do início das obras da ponte Rio-Niterói. Eles também conferiu uma partida de futebol no Maracanã, onde entregaram a Pelé uma taça do jogo.

Segundo o jornal O Globo, durante a visita, Elizabeth 2ª disse aos jornalistas que achou Brasília "fascinante" e ignorou o fato de naquela ocasião o país viver sob a Ditadura Militar (1964-1985), exaltando durante um discurso em São Paulo "justiça, liberdade e tolerância".

ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

Rainha Elizabeth 2ª em Brasília

Rainha Elizabeth 2ª em Brasília

Morte

Elizabeth 2ª morreu nesta quinta (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela ficou em observação durante o dia. A comunicação do Palácio de Buckingham já havia informado que os médicos estavam preocupados com o estado de saúde dela. Os familiares mais próximos fizeram viagens de emergência até o país para a despedida.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", comunicou o palácio em nota oficial no site da Família Real. Mais cedo, outro texto foi divulgado, no qual informaram sobre a gravidade do estado de saúde dela.

"Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira (8), os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral", publicaram.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.