HÁ 54 ANOS
ARQUIVO HISTÓRICO DO ITAMARATY
Rainha Elizabeth 2ª no estádio do Maracanã, durante passagem no Rio de Janeiro em 1968
A rainha Elizabeth 2ª veio ao Brasil apenas uma vez. A visita da britânica, morta nesta quinta (8), aos 96 anos, aconteceu em 1968 e foi marcada pela inauguração de obras, como a nova sede do Masp (Museu de Arte Sacra Paulista), e a entrega de um troféu a Pelé, craque do futebol brasileiro.
A estadia da monarca no país durou 11 dias. Elizabeth 2ª chegou em Recife (PE), acompanhada de seu marido, o príncipe Philip (1921-2021). O casal participou de uma cerimônia, que contava também com a presença do escritor Gilberto Freyre (1900-1987).
Dois dias depois, a comitiva inglesa viajou para Salvador (BA). Por lá, a rainha recebeu uma homenagem em que esteve presente o escritor Jorge Amado (1912-2001). O próximo destino da realeza foi Brasília (DF), onde os reis foram recebidos pelo presidente Artur da Costa e Silva (1899-1969) no Palácio da Alvorada para uma série de cerimônias em diferentes locais.
Da capital do país, os dois viajaram para São Paulo (SP), cidade em que ela pôde apreciar a vista do 44º andar do Terraço Itália, no Centro paulistano. Durante um banquete no Palácio dos Bandeirantes, puderam estar ao lado da rainha artistas como Jair Rodrigues (1939-2014), Wilson Simonal (1938-2000) e Elza Soares (1930-2022).
Foi durante sua passagem pela capital paulista que Elizabeth 2ª inaugurou a nova sede do Masp. De lá, ela cumpriu agenda em Campinas, interior do Estado, e no dia seguinte partiu com o marido para o Rio de Janeiro (RJ).
Na capital fluminense, os reis fizeram a simbólica inauguração do início das obras da ponte Rio-Niterói. Eles também conferiu uma partida de futebol no Maracanã, onde entregaram a Pelé uma taça do jogo.
Segundo o jornal O Globo, durante a visita, Elizabeth 2ª disse aos jornalistas que achou Brasília "fascinante" e ignorou o fato de naquela ocasião o país viver sob a Ditadura Militar (1964-1985), exaltando durante um discurso em São Paulo "justiça, liberdade e tolerância".
ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL
Rainha Elizabeth 2ª em Brasília
Elizabeth 2ª morreu nesta quinta (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela ficou em observação durante o dia. A comunicação do Palácio de Buckingham já havia informado que os médicos estavam preocupados com o estado de saúde dela. Os familiares mais próximos fizeram viagens de emergência até o país para a despedida.
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", comunicou o palácio em nota oficial no site da Família Real. Mais cedo, outro texto foi divulgado, no qual informaram sobre a gravidade do estado de saúde dela.
"Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira (8), os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral", publicaram.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.