Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JUSTIÇA

Eduardo Costa é condenado a pagar R$ 31,5 mil por xingar Fernanda Lima

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem de Eduardo Costa, com camiseta preta e cabelos soltos, e Fernanda Lima, também de camisa preta e cabelos soltos

Cantor sertanejo Eduardo Costa é condenado a prestar serviços comunitários por oito meses

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/2/2022 - 17h03

Eduardo Costa foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por crime de difamação por ofender a apresentadora Fernanda Lima em 2018. O sertanejo terá que pagar multa no valor de R$ 31,5 mil e prestar serviços comunitários por oito meses. Procurada, a assessoria do artista afirmou ao Notícias da TV que ele não comentará sobre o assunto. 

Em novembro de 2018, o cantor escreveu no Instagram que a apresentadora do programa Amor e Sexo (2009-2018) era "imbecil" e que se utilizava de "mamata" e apresentava "programa para maconheiro e bandido".

"Verifico que as consequências do crime foram gravíssimas. Como amplamente demonstrado pela querelante, a politização do seu discurso, pelo querelado, gerou ataques de ódio e ameaças a ela e sua família, causando-lhe danos até hoje", escreveu a juíza Maria Tereza Donatti em sua decisão.

De acordo com o tribunal, a defesa de Eduardo Costa tentou a "extinção do processo alegando que houve pedido de desculpas semanas depois, destacando que foi dito durante o programa Conversa com Bial, mas não foi aceito por Fernanda Lima". A magistrada considerou que não houve retratação, como alegado pelos advogados do cantor.

Relembre o caso

Em novembro de 2018, Fernanda Lima bloqueou os comentários de seu perfil no Instagram após mensagens ofensivas por seu discurso de abertura no extinto Amor e Sexo ao abordar a luta das mulheres pela libertação dos estereótipos.

"Chamam de louca a mulher. A mulher que desafia as regras e não se conforma. Chamam de louca a mulher cheia de erotismo, de vida e de tesão. Chamam de louca a mulher que resiste e não desiste. Chamam de louca a mulher que diz sim e que diz não. Se levarmos a fama, vamos, sim, deitar na cama. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema de opressão. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino", diz trecho do discurso.

Nas redes sociais, o discurso teve apoio de vários artistas e internautas. Mas também foi alvo de críticas, como a de Eduardo Costa. "Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras votaram em Jair Bolsonaro e, agora, vem essa imbecil com esse discurso esquerdista", disse o sertanejo à época. 

"Ela pode ter certeza de uma coisa, a mamata vai acabar, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e o lado mais fraco hoje é o que ela está. Será que a senhora só faz programa para bandido, para maconheiro, para esquerdista derrotado, e para esses projetos [sic] de artistas como ela? Bolsonaro não está sozinho, o povo está com ele, e a senhora pode ter certeza, o Brasil vai sabotar é a senhora se Deus quiser. Sérgio Moro vai começar a ajudar a sabotar, pode esperar kkkk. E tenho dito", prosseguiu.

Dias depois, Eduardo Costa gravou um vídeo pedindo desculpas a Fernanda Lima antes de uma participação dele no programa Conversa com Bial. A entrevista com Bial já havia sido gravada antes do incidente.

"Fui no calor da emoção e falei coisas que não penso, que não gosto de falar. Fui babaca, fui babacão mesmo. Eu me arrependo, fui infeliz nas palavras, quero até pedir desculpas para Fernanda, para o marido dela, para os filhos dela, para os fãs dela. Fui infeliz nas minhas palavras ali. Não me arrependo do que falei, me arrependo da forma com que falei", disse o artista à época.

Procurado pelo Notícias da TV, o artista comunicou por meio de assessoria  de imprensa que não comentará a decisão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.