MAURO MENDONÇA FILHO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mauro Mendonça Filho: diretor de sucessos da dramaturgia foi demitido da Globo no início do ano
Mauro Mendonça Filho criticou a falta de investimento dos estúdios brasileiros na literatura. Diretor de novelas como Travessia (2022), Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017), ele apontou que a falta de confiança e o medo de perder dinheiro faz com que as produções fiquem rasas e repetitivas. Mendonça ainda se colocou a favor de mais "tramas de época", como são conhecidas as histórias ambientadas fora da cena contemporânea.
O diretor elogiou a Netflix pela série Cem Anos de Solidão, baseada na obra do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), que mistura realismo mágico e ficção histórica para descrever uma saga familiar. Ele opinou que a qualidade da produção se deu graças ao "risco" que o streaming correu em investir dinheiro numa trama cara.
"A adaptação de Cem Anos de Solidão escancara o absoluto descrédito do audiovisual brasileiro pela própria literatura", escreveu o profissional em uma publicação no Instagram, nesta sexta (27).
"A alegação de que 'época não performa', no fim das contas, é o álibi perfeito para o engajamento no superficial, sob a eterna justificativa de que o sucesso é algo urgente a ser conquistado, como se nunca tivesse sido", criticou ele.
Mauro Mendonça Filho já trabalhou por trás das câmeras na direção de duas obras que foram adaptações literárias de romances de Jorge Amado (1912-2001). A primeira delas foi Dona Flor e Seus Dois Maridos, que virou uma minissérie na Globo em 1998; e depois, Gabriela (2012), novela escrita por Walcyr Carrasco.
Conhecido por dar um toque "cult" em suas produções, o diretor criou um cenário único inspirado nos filmes de faroeste para a novela O Outro Lado do Paraíso, também de Carrasco --que se tornou um dos maiores sucessos do horário nobre nos últimos anos.
O filho de Rosamaria Murtinho ainda levou dois prêmios Emmy Internacional para casa: em 2012, pelo remake de O Astro (2011), exibida no horário das 23h na Globo; e também em 2016, pela trama de Walcyr Carrasco, Verdades Secretas (2015). Mauro Mendonça Filho foi demitido da Globo em fevereiro, após 40 anos de contrato fixo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Mauro Mendonça Filho
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.