LUTO
LOURIVAL RIBEIRO/SBT
Silvio Santos e Carlos Alberto de Nóbrega no SBT; famosos lamentam a morte do comunicador
A morte do comunicador Silvio Santos (1930-2024) gerou uma onda de comoção nas redes sociais na manhã deste sábado (17). Famosos como Celso Portiolli, Carlos Alberto de Nóbrega, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Mara Maravilha e Fátima Bernardes prestaram homenagem ao apresentador e empresário que marcou a história da TV brasileira.
O comandante do A Praça É Nossa foi singelo no tributo ao empresário e amigo de longa data. "Adeus, amigo. Foram 70 anos de amizade e de uma saudade que será eterna", escreveu Carlos Alberto, que recentemente lamentou seu afastamento do apresentador.
Na Globo, Mara Maravilha entrou por telefone para prestar sua homenagem ao ex-patrão. "Eu tenho o Silvio como mais do que um patrão, eu costumo falar que é um 'paitrão'. Então, para mim ele não está morrendo. O Silvio não morre, ele dá um até logo para a gente", declarou ela, em meio a lágrimas.
"Tudo o que eu sou, tudo o que eu tenho hoje, eu agradeço a Deus e a esse homem chamado Silvio Santos. O nosso Silvio Santos, Senor Abravanel. O que eu tenho não só materialmente, artisticamente, mas de formação do meu caráter", acrescentou Mara.
Boni também fez uma homenagem por telefone para a Globo. "Vamos ter que respeitar essa figura querida, através do seu semblante sempre risonho e sorridente, maravilhoso. O Silvio Santos, a história dele, é única no mundo. Não há na história mundial nada parecido", valorizou.
"Ele é único como apresentador, como empresário, nesse momento, o Brasil inteiro deve estar triste com a perda dessa pessoa. Inclusive, foi uma pessoa que ajudou muito a TV Globo, eu devo muito a Silvio Santos", admitiu ele, afirmando que compartilha a tristeza da perda.
Celso Portiolli, que trabalha no SBT há mais de 30 anos, não escondeu sua tristeza a respeito da morte do comunicador. "Hoje, o Brasil não perde só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação", escreveu.
"Ele não só me deu uma chance, mas me ensinou a sonhar grande. Minha gratidão será eterna, assim como o impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos. Vá em paz, Silvio Santos, você sempre será o maior", finalizou o apresentador.
Eliana Michaelichen, que recentemente trocou o SBT pela Globo, abriu o coração em seu Instagram para homenagear o ex-patrão. Em uma foto sorridente e abraçando o comunicador, ela declarou: "É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre".
O cantor Thiaguinho também fez uma homenagem ao grande comunicador. "O Brasil acorda mais triste hoje. Um pedaço da história da comunicação e televisão brasileira descansou", pontuou. "Seu Silvio, obrigado por sempre me receber com carinho em seus programas e emissora", acrescentou.
O pagodeiro citou Tiago Abravanel, seu amigo pessoal, e desejou os mais sinceros sentimentos à família do dono do SBT.
Fátima Bernardes afirmou que nunca conheceu Silvio Santos pessoalmente, mas que reconhece sua grandiosidade enquanto figura pública. "Impossível falar da história de televisão e da história da comunicação sem citar o nome dele", declarou. "Não cheguei a conhecê-lo, mas era como se conhecesse. Tinha o dom para falar com o público. De se fazer íntimo. Construiu um império, mas continuava a ser animador de auditório", afirmou.
Já Gretchen ressaltou que Silvio foi responsável por sua ascensão artística. "Foram seis meses de Qual é a Música?. E foi assim que despontei pro meio artístico definitivamente. Sempre me deu bons conselhos. Pedia para eu guardar dinheiro para o meu futuro, sempre sorrindo. Sempre trazendo alegria. A gente não queria que esse dia chegasse", lamentou ela.
Maisa Silva publicou um textão para homenagear Silvio Santos, que abriu portas para que ela se tornasse uma artista reconhecida desde quando era criança.
"Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da história da nação seria meu patrão. Muito menos que ele teria um coração corintiano... E que seria o Silvio Santos", declarou a próxima vilã da novela das seis da Globo.
"O Silvio deu asas pro meu sonho, que era apresentar um programa de TV. 'Mas uma criança de 5 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?' Pra ele, nada disso era impossível. Até poderia ser incomum, mas o Silvio gostava disso. Ele enxergava coisas que as outras pessoas não viam. E sendo nosso patrão, muitas vezes não tinha medo de colocar esses planos em execução. E que bom, né?", complementou.
A jovem afirmou que o comunicador a fazia se sentir livre, e que aprendeu lições valiosas com ele. "E para os que se questionam sobre os bastidores, sobre como ele tratava os colaboradores do SBT, local que eu sempre vou ter no coração como casa, era com o mesmo sorriso no rosto que ele nos dava todos os domingos. Ele decorava nomes, muitos rostos e eu já o vi distribuindo inúmeros apertos de mãos nos corredores da empresa", ressaltou, antes de agradecê-lo pelas oportunidades.
Outra pupila de Silvio Santos que lamentou a morte foi Larissa Manoela. "Silvio Santos para muitos, e o eterno chefe (o patrão) pra mim! Que alegria a minha ter dividido vários momentos ao seu lado. Quantos programas, quantos ensinamentos. Carrego no meu peito e em minha memória todas as trocas que tivemos, todas as dicas que você me deu!", comentou a atriz.
"Se hoje sou quem sou foi porque lá trás você também confiou em mim e acreditou na minha entrega e na minha capacidade de ser uma artista melhor. Serei eternamente grata!", agradeceu.
Dudu Camargo, que foi descoberto por Silvio Santos, também ficou chocado com sua partida, e demonstrou gratidão pelo empresário ter aberto as portas para que ele pudesse crescer no Jornalismo.
Ana Maria Braga fez um vídeo para demonstrar seus sentimentos com relação à partida do grande empresário. "Hoje a TV volta a ficar em preto e branco. Um dia em que perdemos a cor e a alegria. A história da televisão ficará para sempre marcada pelo legado desse grande e único comunicador. Enquanto choramos por aqui a sua partida, certeza que o céu já se encontra em ritmo de festa. Vai com Deus, Silvio Santos. Meus sentimentos à toda família", escreveu na legenda.
Patrícia Poeta também prestou tributo a Silvio. "O Brasil perdeu hoje um dos maiores ícones, um verdadeiro gênio, um dos maiores comunicadores que a TV brasileira já viu --inspiração pra muitos de nós", declarou a apresentadora do Encontro.
Adriane Galisteu também reconheceu a grandiosidade de Silvio Santos e o impacto em sua vida e carreira. "Acordei com o coração partido com essa notícia, perdemos o maior de todos! Aprendi e falo pra quem quiser ouvir que sou melhor hoje porque ele me ensinou… Seguirei te aplaudindo sempre! Todo meu amor a família meus mais profundos sentimentos!", ponderou.
Em uma foto inédita ao lado de Angélica e Silvio Santos, Luciano Huck também prestou suas condolências pela morte do apresentador: "Foi ele quem transformou o domingo em dia de reunião da família, quem fez do sofá o lugar de encontro de gerações de brasileiros. Hoje é sábado, mas o domingo é que está de luto. Deixo aqui meu respeito, amizade e carinho à família".
Galvão Bueno chamou Silvio de gênio e reconheceu que ele deixará uma obra gigantesca como contribuição para a TV. "Nunca tive a oportunidade de trabalhar com ele ou para ele, mas tenho muito orgulho das vezes que fui ao SBT receber das mãos de Silvio o Troféu Imprensa, verdadeiro Oscar da nossa TV! Deus certamente vai recebê-lo muito bem! E lá, na nova dimensão, alguém vai cantar: Silvio Santos vem aí lalalaralalá!", afirmou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Adriane Galisteu
Ana Maria Braga
Boni
Celso Portiolli
Dudu Camargo
Eliana Michaelichen
Fátima Bernardes
Galvão Bueno
Larissa Manoela
Luciano Huck
Maisa
Mara Maravilha
Patrícia Poeta
Silvio Santos
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.