Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

AOS 94 ANOS

Como está Benedito Ruy Barbosa? Autor apresenta melhora e é transferido na UTI

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto do autor Benedito Ruy Barbosa

O autor Benedito Ruy Barbosa na série documental Donos da História, da Globo, de 2017

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/5/2025 - 19h53

O autor Benedito Ruy Barbosa, de 94 anos, foi transferido para outra ala na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hcor, em São Paulo. Agora, o escritor está em um espaço destinado a pacientes de menor gravidade, mas continua em observação depois de ser diagnosticado com insuficiência renal crônica.

A instituição de saúde se manifestou sobre o estado de saúde do dramaturgo por meio de nota enviada à coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, nesta terça-feira (27).

"O Hcor informa que, após apresentar boa evolução clínica, o paciente Benedito Ruy Barbosa foi transferido para uma ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes de menor complexidade e gravidade", diz o boletim assinado pelos médicos Gabriel Dalla Costa e Cyrilo Emilio Zuccon Mantovani.

Um dia antes, os profissionais de saúde já haviam informado sobre uma melhora clínica no quadro do autor. Apesar da evolução, ainda não existe uma previsão de quando ele receberá alta. 

Saúde debilitada 

No começo do ano, o autor precisou se mudar do local onde vivia em Sorocaba, no interior de São Paulo, para morar com a família na capital. Paula Barbosa, atriz e neta do novelista, chegou a revelar que ele estava "fraco" e necessitava de apoio.

O avô de Bruno Luperi, também autor de novelas, contudo, não deixou o interior por vontade própria. "Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá", confessou Paula, em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.

"Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral", arrematou a atriz.

Barbosa escreveu grandes sucessos da dramaturgia, como Cabocla (1979 e 2004), Paraíso (1982 e 2009), Sinhá Moça (1986 e 2006), Pantanal (1990),  Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Ele, no entanto, nunca se furtou de ficar com a família.

"Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem", confessou a neta.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.