Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'DOENÇA INVISÍVEL'

Com esclerose múltipla, Guta Stresser revela sintoma difícil e faz desabafo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Guta Stresser em entrevista para afiliada da Globo

Guta Stresser fez um longo desabafo para contar como tem lidado com a doença neurológica

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/1/2023 - 15h05

Diagnosticada com esclerose múltipla, Guta Stresser fez um longo desabafo para contar como tem lidado com a doença neurológica. Segundo a atriz de 50 anos, famosa por interpretar a personagem Bebel em A Grande Família (2001-2014), o seu sintoma mais comum é a fadiga.

No Instagram, a intérprete publicou um vídeo nadando nesta sexta (13) e comparou o esporte ao processo que tem enfrentado, com uma braçada de cada vez.

"Esclerose múltipla, essa doença 'invisível' que às vezes até parece que só a gente que sente e que tem sabe. Porque 'aparentemente' eu estou bem. Mas só eu sei o esforço que é, por exemplo, atravessar essa piscina nadando. A fadiga é um dos sintomas que mais sinto. Um cansaço como se tivesse sempre corrido uma maratona já ao acordar", relatou.

Segundo Guta, o medicamento está fazendo efeito, mas ela é fumante, o que dificulta um pouco mais a situação:

O tabagismo não ajuda em nada, óbvio, atrapalha muito. Saudades de ter energia, pura e simplesmente, acordar com disposição e fazer o dia render. Agora é assim, devagar, com muita delicadeza e paciência comigo mesma. Não posso me cobrar demais, devo fugir de situações estressantes.

A doença crônica, que afeta o sistema neurológico, manifestou-se na atriz com sintomas iniciais de perda de memória recente, dores musculares, zumbidos no ouvido e desequilíbrio ao andar. O problema, inicialmente descartado como esclerose por um médico otorrino, foi descoberto em uma ressonância magnética.

A esclerose múltipla não tem cura, mas o tratamento com medicamentos ajuda a regular o sistema imunológico e ameniza os sintomas.

TUDO SOBRE

Guta Stresser


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.