SÍNDROME DE MÉNIÈRE
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Mariana Rios em entrevista ao Vênus Podcast; apresentadora desenvolveu doença por estresse
Mariana Rios revelou nesta segunda (20) que desenvolveu uma doença autoimune por causa do estresse. A apresentadora de A Grande Conquista, reality show da Record, sofre com a síndrome de Ménière --distúrbio no ouvido interno que causa episódios de vertigem e não tem cura. "Meu ouvido esquerdo apita 24 horas por dia", explicou.
A atriz e comunicadora deu detalhes sobre o tratamento e como convive com a perda auditiva em entrevista ao Vênus Podcast. "Perdi 30% da audição do ouvido esquerdo. Há alguns anos, eu tomo a mesma medição todos os dias", contou.
Segundo Mariana, ela adquiriu a síndrome por causa do estresse, que pode agravar mais o seu caso:
Não tem o que fazer, não tem cura, e eu tenho que me monitorar para não piorar e me policiar para não ter picos de estresse, senão eu posso perder mais ainda a audição.
"E eu preciso da audição para, na hora de colocar o fone [de ouvido], entender as notas que vêm do piano, como eu entro na música. Também para ouvir o diretor falando no ponto. Hoje, é só do lado direito. Se cubro, escuto tudo errado no esquerdo”, acrescentou ela.
De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome de Ménière costuma atacar apenas um ouvido. Ela causa tonturas, perda auditiva e ainda equilíbrio. O tratamento é feito com medicamentos para controlar os sintomas, sobretudo a náusea.
O tabagismo é considerado um dos principais fatores de risco, mas os portadores também devem evitar consumo em excesso de sal, álcool, chocolate e café.
Além de Mariana, outros famosos convivem com a síndrome, que é considerada rara –atingindo duas a cada mil pessoas no Brasil. O padre Fábio de Melo e a cantora britânica Jessie J também fazem tratamento contra a doença.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Mariana Rios
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.