LUTO
Divulgação e Reprodução/Televisa
Arturo García Tenorio em foto posada e em sua participação na série Chapolin (1973-1979)
O ator mexicano Arturo García Tenorio morreu nesta quinta-feira (14), aos 70 anos, na Cidade do México. Ele ficou conhecido no Brasil por ter interpretado o Bebê Jupiteriano no programa Chapolin (1973-1979) e também por ter dado vida ao mecânico Rafael Palillo, pai de Jaime (Jorge Granillo) na versão original da novela Carrossel (1989).
O anúncio da morte foi feito pelo amigo Jorge Ortíz de Pinedo em suas redes sociais. "Com tristeza e grande pena, comunico que o renomado ator Arturo García Tenorio acaba de falecer aos 70 anos. Meus sentimentos à sua família, companheiros e amigos. Descanse em paz", escreveu.
A Zuma Talent, agência que administrava a carreira do ator também confirmou a partida do cliente. "É com profunda tristeza que nos despedimos de Arturo García Tenorio, um ator talentoso e querido, que deixou um legado que jamais será apagado no mundo do teatro e da televisão", lamentou.
"Seu legado artístico e sua paixão pela atuação viverão sempre em nossos corações. Nossas sinceras condolências a sua família e aos entes queridos neste difícil momento", finalizou a Zuma.
A causa da morte não foi revelada. Apesar de não ter repetido no Brasil o sucesso de seus trabalhos antigos, Tenorio nunca parou de trabalhar. Neste ano, participou de dois episódios da comédia Más Vale Sola, que estreou em setembro no canal Las Estrellas.
Ao longo de sua carreira, ele também fez Don Ratón y Don Ratero (1983) e Charrito (1984), filmes que reuniram boa parte do elenco de Chaves (1973-1980), a novela Maria Mercedes (1992), estrelada por Thalia, e a versão mexicana de Pequena Travessa (1997), adaptada pelo SBT em 2002.
Nos últimos anos, ele contracenou com nomes como Gael García Bernal e Tenoch Huerta na série Aqui na Terra (2018-2020) e apareceu no remake de Os Ricos Também Choram (2022) estrelado por Sebastián Rulli e Claudia Martin.
O herói atrapalhado vivido por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) não é visto regularmente na TV brasileira desde 2020, por causa de um problema com a Televisa e a família do astro que causou um blecaute mundial.
Resolvidas as questões jurídicas, o SBT até exibiu episódios de Chapolin no ar nos feriados de 12 de outubro e 2 de novembro, mas não tem planos de colocá-lo na programação tradicional.
Já Chaves deveria voltar ao ar na próxima segunda-feira (18), em uma reformulação da grade noturna, mas a emissora mudou de ideia e também cancelou sua transmissão às vésperas da reestreia.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.