Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Astro da música, Tony Bennett morre aos 96 anos em Nova York

Reprodução/YouTube

Tony Bennett no clipe de I've Got You Under My Skin

Tony Bennett no videoclipe de I've Got You Under My Skin, música em parceria com Lady Gaga

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2023 - 10h17

Tony Bennett, um dos maiores nomes da música norte-americana, morreu na manhã desta sexta-feira (21), aos 96 anos. O artista foi diagnosticado com doença de Alzheimer em 2016, mas a causa da morte não foi divulgada. Com quase 80 anos de carreira, ele foi premiado com 18 Grammys, dois Emmys e se tornou um artista consagrado do jazz e da música pop.

Nascido em agosto de 1926, Anthony Dominick Benedetto começou a cantar na juventude, mas antes disso passou por um momento complicado. Ele lutou na fase final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como atirador de infantaria do exército dos Estados Unidos, e no final do conflito até cantou como integrante de uma banda das forças armadas do país.

Foi em 1949 que ele começou sua carreira profissional como cantor. Em 1951, já com contrato assinado com a Columbia Records, Bennett alcançou o topo das paradas com a faixa Because of You. A partir daí, lançou diversos hits que chegaram ao topo das paradas e explorou diferentes gêneros musicais.

Nos anos 1980 e 1990, o artista conseguiu expandir ainda mais seu público, atingiu a parcela jovem da população que consumia os artistas que apareciam na MTV e fez história com mais de 50 milhões de cópias de seus discos vendidas mundo afora até então.

Amigo e inspiração de Bennett, Frank Sinatra (1915-1998) o considerava o maior cantor popular do mundo. "A meu ver, Tony Bennett é o melhor cantor do indústria. Ele me emociona quando o vejo. Ele me comove. Ele é o cantor que consegue transmitir o que o compositor tinha em mente, e provavelmente um pouco mais", relatou à revista Life, em 1965.

Bennett se caracterizava pelo entusiasmo, emoção e clareza que colocava em cada uma de suas canções. Mesmo diagnosticado com Alzheimer, ele nunca parou de trabalhar. Em seus últimos anos de atividade, gravou com Lady Gaga o dueto The Lady Is a Tramp, que mais tarde integrou o álbum Cheek to Cheek (2014). Os dois fizeram shows e um especial para TV.

Além de seu legado artístico, Tony Bennett deixa sua mulher, Susan Benedetto, quatro filhos, Danny, Dae, Johanna Bennett e Antonia Bennett, e nove netos.

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.