Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FEZ AS PAZES

Após pesadelo em Viver a Vida, Taís Araujo ressignifica Helena: 'Fundamental'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Montagem de Taís Araujo sozinha atualmente e abraçada com José Mayer em Viver a Vida (2009)

Taís Araujo atualmente e com José Mayer em Viver a Vida (2009): atriz vê personagem com carinho

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/9/2024 - 9h51
Atualizado em 18/9/2024 - 9h54

Quinze anos após Viver a Vida (2009), Taís Araujo finalmente fez as pazes com sua Helena. Durante anos, a atriz falou sobre como a novela foi um pesadelo em sua carreira, e que perder o protagonismo por falta de aceitação do público foi uma dor inestimável. Agora que o folhetim está sendo reprisado no canal Viva, ela conseguiu ver a modelo criada por Manoel Carlos com outros olhos.

Taís Araujo foi extremamente criticada em 2009 ao ser a primeira Helena negra de Maneco. Na época, ela confessou que acreditou que sua carreira chegaria ao fim, e o que era um sonho se tornou um pesadelo.

Agora, a atriz conseguiu ressignificar a importância da personagem em sua vida e publicou um vídeo emocionante em homenagem a ela. "A novela voltou, e vi vocês assistindo e comentando… Eu já falei tanto dessa personagem, mas conforme os anos foram passando, eu fui ressignificando a presença dela na minha vida. Tudo o que eu achava dela antes, eu não acho hoje", assegurou.

"Hoje, eu acho que ela me fez ser a mulher que eu sou. Então, pra você, Helena, minha declaração de amor", escreveu ela na legenda. No vídeo, ela se dirige à personagem, e afirma que se reconstruiu após sua primeira protagonista no horário nobre da Globo.

"Oi, Helena, fiquei com uma vontade danada de falar com você. A novela voltou ao ar e com ela, você, que nunca saiu de mim.... Você voltou a brilhar. Esse desejo de falar diretamente pra você está latente em mim faz tempo. Desde que consegui entender o quanto te interpretar foi fundamental na minha construção. Você me ensinou tantas coisas", disse a atriz.

Quando interpretou a personagem, ela tinha 30 anos, e atualmente está com 45. Ela afirmou que finalmente conseguiu enxergar além das críticas. "Quando eu me vejo na telinha, agora, inclusive, eu percebo que eu estava atuando muito bem, tá? Não tinha nada de errado comigo", completou.

Taís destacou que Helena foi fundamental em um momento difícil de sua vida, e contou que estava separada de Lázaro Ramos na época em que a interpretou. Foi em meio à novela, inclusive, que os dois se reconciliaram. Atualmente eles são casados e têm dois filhos.

Ela ainda pontuou que não percebia o quão importante foi sua representatividade com a primeira Helena negra para tantas mulheres e meninas na época. "Foi junto de você que o nosso cabelo crespo, que nunca ganhava espaço na televisão, virou moda", disse, destacando o impacto da personagem na autoestima de muitas pessoas.

De acordo com a atriz, o Brasil não estava pronto para uma protagonista negra em 2009. "Eu acho que o Brasil de 15 anos atrás não estava pronto pra uma mulher como você. Uma mulher independente, livre, forte, rica e negra. Era demais pra um país que anos depois se revelou, sem pudor nenhum, misógino, racista, machista, classista, homofóbico, transfóbico", desabafou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.