Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LINFOMA NÃO HODGKIN

Aos 84 anos, Jane Fonda revela tratamento contra câncer: 'Me sinto com sorte'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jane Fonda em imagens compartilhadas nas redes sociais

Jane Fonda começou a quimioterapia há seis meses para tratar um linfoma do tipo não Hodgkin

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 2/9/2022 - 21h51

Jane Fonda, aos 84 anos, anunciou que está em tratamento contra o câncer. O comunicado foi feito por meio das redes sociais nesta sexta (2). A atriz, que é vencedora do Oscar, descobriu a doença há seis meses, quando começou a quimioterapia. Em um desabafo, ela lembrou que tem 80% de cura pelo fato de seu diagnóstico ser de um linfoma não Hodgkin: "Me sinto com sorte", falou.

"Então, meus queridos amigos, tenho algo pessoal que quero compartilhar. Fui diagnosticada com linfoma não Hodgkin e iniciei tratamentos de quimioterapia. Este é um câncer muito tratável: 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte", começou Jane.

"Também tenho sorte porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada nisso. Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo", lamentou a artista em uma reflexão social.

Na sequência, Jane explicou que tem lidado bem com os tratamentos, apesar da idade. A atriz, que é ativista climática, disse que seguirá na causa e chegou a comparar a doença com uma espécie de professor exigente. 

"Estou prestando atenção nas lições que ele [câncer] guarda para mim. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a [relação com a] comunidade para que não estejamos sozinhos", defendeu.

Jane também lembrou que o cenário mundial atual, por conta da pandemia, tem se transformado, e que isso a dá mais forças para reagir:

Estamos vivendo o momento mais consequente da história humana porque o que fazemos ou não fazemos agora determinará que tipo de futuro haverá. E não permitirei que o câncer me impeça de fazer tudo o que puder, usando todas as ferramentas na minha caixa de ferramentas.

Veja o relato na íntegra e em inglês na postagem abaixo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.