HOMENAGENS
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Ícone do funk, MC Marcinho morreu aos 45 anos; famosos homenagearam o artista nas redes sociais
MC Marcinho (1977-2023) morreu neste sábado (26), aos 45 anos, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. Ícone do funk, o artista dominou as paradas musicais dos anos 2000 com os hits Glamurosa e Rap do Solitário. Famosos usaram as redes sociais para prestar homenagens ao cantor.
O pioneirismo de Marcinho no funk foi enaltecido por cantores brasileiros. Anitta destacou a importância de Marcinho para a arte nacional. "Marcou para sempre o funk e a nossa música. Com seu talento, simplicidade e carisma, foi um dos precursores do funk melody e da popularização do ritmo no Brasil. Descanse em paz", escreveu em seu perfil no Twitter --renomeado recentemente para X.
Gilberto Gil descreveu a morte de Marcinho como "uma perda imensa para o mundo do funk e da música negra brasileira". "Foi um pioneiro que influenciou gerações e enriqueceu a nossa cultura. Nossos sentimentos à família e aos fãs", adicionou.
"MC Marcinho marcou uma época, gente boa demais, ele é um pilar do funk carioca e da música brasileira. Que descanse em paz", publicou o rapper Marcelo D2.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, relembrou a luta de Marcinho para descriminalizar o gênero no país. "Juntos fizemos e aprovamos a lei que definiu o funk como movimento cultural, que por isso deve ser estimulado e fortalecido por políticas públicas culturais. Um vitória construída por artistas como MC Marcinho", disse o político.
A equipe do Flamengo, time para o qual torcia MC Marcinho, também dedicou uma publicação ao artista. "O cantor embalou gerações com seus hits, marcou a história da música brasileira e vai deixar saudades em milhões de fãs, amigos e familiares".
Marcelly Garcia, filha de Marcinho, publicou uma homenagem ao pai em Stories de seu perfil no Instagram. "Te amo pra sempre. Obrigada pelos conselhos, puxões de orelha, por todo o carinho e castigos. Você foi o melhor pai que poderia ser. Descansa".
O ator e ex-BBB frequentava shows de Marcinho nos anos 1980 e 1990. Em conversa com o site Gshow, Babu Santana revelou que sua mãe só o liberava para ir em bailes funks se o cantor fosse se apresentar. "É o Roberto Carlos do funk. A gente estava ali se agitando e vinha o Marcinho e falava de amor", comparou.
"É o mesmo fenômeno que Roberto Carlos faz com minha vó, por exemplo. Falar do Marcinho me emociona muito. É um ídolo pra mim, um homem da favela, guerreiro, preto, talentoso, pai de família, tem meu máximo respeito e admiração", continuou.
Eles se aproximaram após uma apresentação de Marcinho no BBB 20. Depois de sua eliminação no reality show, Santana foi convidado pelo cantor para gravar uma colaboração musical, chamada Salve Favela. "Voltei no tempo, não conseguia acreditar, parecia um sonho".
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.