Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VISIONÁRIA?

Wanessa Camargo abusa de autoridade e fama para passar Davi para trás no BBB 24

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Wanessa Camargo está na área externa do BBB 24

Wanessa Camargo: cantora consegue provocar "efeito manada" e salva a própria pele no BBB 24

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 25/2/2024 - 20h00

A brincadeira de "gato e rato" entre Davi Brito e Wanessa Camargo movimentou o primeiro mês do BBB 24 e ainda rende combinações de votos e fofocas por trás das portas. Sem simpatia pelo motorista de aplicativo, ela não guardou o rancor para si mesma: espalhou para os sete ventos que o brother seria do mal. Wanessa abusou de sua maior arma, a fama, para ganhar vantagem contra o Puxadinho. Não conseguiu.

A perseguição fadada ao fracasso esfriou após o baiano retornar de três paredões. A preferência do público em deixar Davi Brito na disputa pelo prêmio milionário acendeu um alerta tanto em Wanessa quanto em seus aliados. Ainda assim, a artista conseguiu fazer com que seu ponto de vista sobre o brother fosse o único e absolutamente aceitável dentro da casa.

A filha de Zezé Di Camargo manipulou gatilhos mentais de outros participantes que passaram a segui-la. Rodriguinho, Yasmin Brunet, Deniziane Ferreira (já eliminada), Lucas Henrique e Michel Nogueira fizeram parte do grupo "seleto" que passou por uma espécie de lavagem cerebral no BBB 24.

Ainda que eles nunca tivessem presenciado nenhuma atitude grave de Brito, Wanessa conseguiu se impor. Afinal, é mais "seguro" confiar em uma pessoa famosa do que em outra que ninguém conhece. Este pensamento implica no gatilho de autoridade, quando uma relação é baseada na dualidade entre dominação e dominado.

Os gatilhos mentais aplicados por Wanessa aos participantes funcionam como um estímulo para que eles passam a agir sempre a favor dela, mesmo sem perceber. A cantora conseguiu manipular a casa com sua estratégia. Ela não precisa mais se expor em brigas e discussões para ter sua verdade validada, diferentemente do motorista de aplicativo.

O psicólogo Alexander Bez explica ao Notícias da TV que as atitudes de Wanessa Camargo acabam potencializadas ao máximo por conta do confinamento. "O gatilho da autoridade no modo automático desperta motivação, fascínio, interesse por essa liderança e atração pelo poder que a pessoa possui. É como se fosse um líder, e as suas ações e posturas são compreendidas como gatilho mesmo", diz.

"É uma arma silenciosa, porque não há a necessidade de ações mais duras. E, sendo inquestionáveis, a fama e o sucesso já alcançados desenvolvem essa relação de dependência com um ídolo, principalmente em um ambiente controlado como o BBB 24. Esses gatilhos são usados de forma inconsciente por quem os pratica", acrescenta.

O raciocínio criado por Wanessa Camargo também é chamado de "efeito manada". Em um sistema fechado como um reality show, algo que é repetido diversas vezes (como as queixas dela ao baiano), ganham força e se tornam realidade. É como se todos estivessem dizendo a mesma coisa ao mesmo tempo. Pelo gatilho --ou pelo cansaço--, a namorada de Dado Dolabella teve êxito e parece estar longe de entrar na mira do paredão.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.