Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE POSSESSÃO A AGRESSÃO

Vídeos falsos sobre BBB 24 proliferam nas redes e afetam até buscas no Google

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Print de vídeo do YouTube com Lucas Luigi supreso e a legenda 'Tadeu dá esporro em Luigi e diz que ele está proibido de fazer macumba se não vai ser expulso'

Lucas Luigi é um dos principais alvos de fake news em plataformas como YouTube, Kwai e Instagram

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2024 - 6h10
Atualizado em 1/2/2024 - 9h58

Uma das principais buscas no Google sobre o BBB 24 entre 21 e 27 de janeiro foi sobre a suposta expulsão de Lucas Luigi. O telespectador que assistiu à edição diária na Globo ou acompanhou o pay-per-view no Globoplay saberia que a informação não procede --e que a possibilidade de uma desclassificação sequer foi avaliada pela direção do programa.

Outra parte do público foi diretamente impactada por uma série de vídeos com fake news sobre o programa no YouTube, Kwai e Instagram. À reportagem, Globo e as plataformas afirmam que dispõem de diversas ferramentas para evitar a disseminação desse tipo de conteúdo.

Um canal com mais de 271 mil inscritos no YouTube publicou em 21 de janeiro um vídeo com o título "Tadeu [Schmidt] dá esporro em Luigi e diz que ele está proibido de fazer macumba se não vai ser expulso". O conteúdo trazia uma imagem do participante, chocado, no confessionário.

Esse foi apenas uma das inúmeras publicações, algumas com forte racismo religioso, que ajudaram a impulsionar pesquisas como "Lucas Luigi entidade" e "Lucas Luigi possuído" no Google. As informações sobre o crescimento nas buscas foram obtidas por meio do Google Trends.

Luigi foi alvo de vídeos com teor racista sobre possessão (Reprodução/Instagram)

Na terça (30), os termos "Luigi incorpora no BBB" e "Lucas Luigi possuído" ainda registravam uma alta de 110% e 70% na principal ferramenta de busca da web. "Quem foi expulso do BBB 24 hoje" teve um pico de mais de 600% nas pesquisas dos últimos sete dias.

As buscas ainda foram impulsionadas por vídeos no Instagram, em que uma página com 523 mil seguidores afirma que Lucas Luigi teria sido supostamente possuído durante à noite. O vídeo foi compartilhado mais de 25 mil vezes.

Os conteúdos, com direito a montagens absurdas, repercutiram tanto que viraram piada até no próprio programa. O BBB exibiu na noite de terça (30) esquete que parodiava as fake news sobre a possessão de Luigi no quadro Big Fanfic. 

Procurado, o YouTube informou que todos os usuários devem seguir as diretrizes de comunidade e que conta com uma equipe para analisar materiais denunciados pelos usuários. Os vídeos enviados pela reportagem, por exemplo, estão em análise [Leia nota na íntegra no fim do texto]. A Meta, responsável pelo Instagram, não retornou os contatos.

Vídeo induz telespectador a acreditar na expulsão de Rodriguinho (Reprodução/Kwai)

No Kwai, uma página com mais de 2,8 milhões de curtidas e 138,6 mil seguidores também tem espalhado fake news sobre o Big Brother Brasil. Um dos vídeos traz o título de "Rodriguinho agride Davi" e outro "Davi acaba de ser expulso injustamente". Não houve qualquer ocorrência do tipo no programa.

A busca "Rodriguinho foi expulso do BBB 24" apresentava alta de 400%, enquanto "Rodriguinho expulso BBB 24" havia crescido 110% até o fechamento desta reportagem na quarta-feira (31).

O mesmo produtor de conteúdo ainda induzia os telespectadores ao erro ao sugerir a desistência de Wanessa Camargo após ter recebido um suposto recado da produção.

À reportagem, o Kwai informou que combina inteligência artificial e análise humana para identificar e remover conteúdos que violem ou infrinjam as suas diretrizes. Os perfis que persistirem podem ser banidos [Leia nota na íntegra no final da reportagem].

O que diz a Globo?

Procurada, a Globo afirmou que faz uso de ferramentas para preservar os direitos autorais de seu conteúdo. A emissora ainda reforçou que informações oficiais sobre todos os programas são sempre disponibilizadas no Gshow e em seus perfis oficiais nas redes.

Leia a nota da Globo na íntegra:

"A Globo está constantemente atenta ao conteúdo que circula sobre seus programas e atua com mecanismos diversos de combate a fake news, assim como faz uso de ferramentas que visam preservar os direitos autorais de seu conteúdo. Além disso, gostaríamos de reforçar que as informações oficiais sobre todos os programas de sua grade são disponibilizadas pela Globo em seus perfis oficiais e no site do Gshow."

O que dizem as plataformas?

Em nota ao Notícias da TV, o YouTube afirmou que tem um "sólido conjunto de políticas e sistemas para dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas".

Leia nota na íntegra:

"No YouTube, todos os usuários precisam seguir as Diretrizes de Comunidade. Temos elaborado um sólido conjunto de políticas e sistemas para dar visibilidade a conteúdo confiável e reduzir a disseminação de informações enganosas. Um usuário que acredite ter encontrado conteúdo no YouTube em desacordo com nossas políticas pode fazer uma denúncia e nossa equipe fará a análise do material. Os vídeos enviados pela reportagem estão em análise."

Por sua vez, o Kwai ressaltou à reportagem que o aplicativo está equipado com mecanismos de segurança que atuam 24 horas por dia, combinando inteligência artificial e análise humana.

Leia a nota do Kwai na íntegra:

"O Kwai tem como prioridade construir e manter uma comunidade respeitosa, saudável e harmoniosa –que esteja de acordo com seus Termos de Serviço para todos os usuários. A plataforma reforça seu compromisso contra a propagação de notícias falsas, ressaltando a importância da veracidade das informações compartilhadas.

É importante ressaltar que o app está equipado com mecanismos de segurança que atuam 24 horas por dia, combinando inteligência artificial e análise humana para identificar e remover rapidamente conteúdos que violem ou infrinjam as Diretrizes da Comunidade assim que forem identificados. Os vídeos verificados como violadores das políticas podem ser removidos da plataforma, e violações persistentes podem resultar no banimento da conta."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.