Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GEORGE ORWELL

Tiago Abravanel paga mico e faz 1984 virar autoajuda no BBB 22: 'Grande irmão'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Tiago Abravanel com um pijama colorido sentado em uma poltrona na área externa do Big Brother Brasil 22

Tiago Abravanel no BBB 22; ator ignorou romance distópico ao falar sobre origem do Grande Irmão

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2022 - 15h56

Tiago Abravanel derrapou feio ao inventar uma versão autoajuda para explicar as razões por trás do título da franquia Big Brother. O ator virou piada nas redes sociais ao sugerir que a figura do Grande Irmão fazia alusão aos laços afetivos dos participantes --esquecendo que trata-se, na verdade, de um dos personagens centrais do romance 1984, de George Orwell (1903-1950).

O artista, que já havia sugerido um "BBB 22 do amor", voltou a insistir que as relações interpessoais deveriam ser postas acima do próprio jogo na madrugada de terça (1º):

Este é um programa de relacionamento. E não é à toa que se chama Big Brother. Quem você escolhe para ser o seu Grande Irmão? Que erra, que acerta, que se machuca, que chora, que vive, que briga, que luta, que dá o sangue?

O erro não passou despercebido pelos internautas, que citaram outras obras de Orwell para debochar de Abravanel. "E A Revolução dos Bichos é sobre animais da fazenda que vivem em harmonia com o fazendeiro famoso, que inclusive inspirou o reality A Fazenda", escreveu Matheus, em referência ao romance de 1945.

"O cara não entende nada do jogo, não entende do programa e, querendo se mostrar o intelectual da casa, como sempre faz, errou a origem do nome", reclamou um perfil identificado apenas como Will.

O ator Tiago Abravanel no Big Brother Brasil 22

Tiago Abravanel no reality show

Quem é o Grande Irmão?

O Grande Irmão, na verdade, é o líder do Partido que controla uma das três nações em que se passa a história de 1984. Ele representa a tirania, a busca pelo poder a qualquer custo e, para isso, monitora os cidadãos durante 24h por meio de dispositivos como a teletela --uma mistura de televisor com câmera de segurança.

A Endemol deu o nome de Big Brother ao formato por manter os participantes sob constante vigilância. O Big Boss, voz que põe ordem no jogo e interage com os participantes na versão brasileira, é justamente a personificação dessa figura autoritária.

Orwell escreveu o romance em 1949, logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), como crítica aos mandos e desmandos de Josef Stálin (1878-1953) à frente da União Soviética. 

Veja um trecho da conversa de Tiago Abravanel no BBB 22:


Saiba tudo sobre o BBB 22 com o podcast O Brasil Tá Vendo:

Ouça "#65 - O BBB22 deu errado ou ainda dá pra salvar?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.