CALABRESO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Davi Brito no BBB 24; falas do participante geraram polêmica e foram alvo de bafafá na internet
Uma expressão tomou conta das redes sociais ao longo desta temporada do BBB 24: gíria regional. Foi sob este argumento que alguns internautas "perdoaram" ou justificaram falas de Davi Brito que geraram polêmicas e brigas, dentro e fora do programa. Davi chega à reta final do reality como favorito, mas, ao longo dos últimos três meses, várias palavras e frases dele se tornaram problemas.
Os casos mais graves foram os relacionados a expressões consideradas machistas e homofóbicas. O participante ouviu críticas construtivas sobre falar "eu sou homem" e mudou sua atitude, mas não quis saber de refletir sobre seu posicionamento de que "mulher tem que se colocar em seu lugar".
Outras situações foram mais leves e geraram até memes fora da casa. Foi o que aconteceu com "calabreso", por exemplo. A expressão, cunhada por um comediante, gerou discussão feia no BBB, mas virou febre no Brasil.
Relembre cinco falas problemáticas de Davi no BBB 24:
Logo nos primeiros dias de programa, Davi discutiu com Nizam Hayek e saiu pela casa afirmando que era homem e não tinha medo de brigar com o rival. "Eu sou homem, não sou viado", repetia ele. A fala foi vista por vários outros participantes como homofobia.
Houve quem não o perdoasse por isso (como Wanessa Camargo) e quem tentasse explicar que não se usa este tipo de expressão, por ser ofensiva e nem fazer sentido. Davi entendeu a crítica, afirmou que foi criado com esse tipo de fala e se comprometeu a mudar sua postura.
Davi tem mania de usar a interjeição "psiu" para chamar a atenção das pessoas quando quer falar alguma coisa. No entanto, alguns participantes não gostaram deste "jeitinho" dele e entenderam o psiu como uma forma de mandar o interlocutor calar a boca. Wanessa e Yasmin Brunet tiveram discussões com o rapaz por causa disso.
A expressão também foi defendida por fãs de Davi como gíria regional, usada muito na Bahia. Na prática para ele nada mudou: ele continua usando a expressão frequentemente no programa.
Durante uma discussão com Lucas Henrique, Davi usou a frase "calma, calabreso", na intenção de debochar e também de pedir que ele se acalmasse de fato. A palavra calabreso serviu como estopim para a discussão esquentar. MC Bin Laden achou que se tratava de uma ofensa gordofóbica e partiu para cima de Davi. Os dois quase chegaram às vias de fato.
Calabreso é um bordão/meme criado pelo humorista Toninho Tornado, que simplesmente transforma palavras femininas em masculinas, trocando a pelo o no final. Calabresa, portanto, vira calabreso, e não quer dizer nada além disso. O público do BBB 24 imediatamente viralizou a brincadeira na internet, e "calma, calabreso" foi um sucesso nas redes sociais, na TV e até no Carnaval.
No dia em que Wanessa Camargo foi expulsa do BBB 24, acusada de ter agredido Davi, ele contou a história dizendo que ela havia dado "tamancada" nele. Em nenhum momento Wanessa usou um tamanco para bater no participante, e logo internautas começaram a apontar que o favorito a campeão poderia estar inventando algo que nunca ocorreu.
Novamente a questão da gíria regional veio à tona. Nas redes sociais, houve quem dissesse que trata-se de uma expressão para designar um "tapa", e houve quem comentasse que nunca ouviu isso na Bahia. Também apareceram internautas que argumentaram que tamancada é um termo utilizado no futebol, para dizer, por exemplo, que um jogador deu uma "tamancada" no gol (como um chute forte).
Davi foi acusado de machismo ao proferir uma frase sobre o que acha que supostamente deve ser a conduta de uma mulher. Após sua maior briga com Leidy Ellin, na qual ela jogou roupas dele na piscina, o baiano deixou claro que não gostou de vê-la gritando com ele e opinou: "A mulher, por ser mulher, tem que se colocar no lugar dela, para ter o respeito do homem".
A fala gerou discórdia entre telespectadores do programa. Dessa vez, no entanto, não houve como justificar o posicionamento do jovem como um simples regionalismo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.