Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROVA DO LÍDER

Globo pisa na bola e prejudica atleta paralímpico em primeira prova do BBB 24

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vinicius Rodrigues usa uma blusa listrada verde e laranja e um capacete amarelado. Ele parece tenso durante prova do BBB 24

Vinicius Rodrigues durante a Prova do Líder do BBB 24; ele caiu e teve de trocar a prótese

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/1/2024 - 7h29

Logo na primeira Prova do Líder do BBB 24, a Globo foi acusada de não promover a acessibilidade necessária para que Vinicius Rodrigues pudesse disputar com os demais participantes com equidade. O atleta paralímpico precisou tirar sua prótese no meio do circuito, antes de mergulhar em uma piscina de gosma.

Depois, a produção entregou ao participante uma prótese que poderia ser molhada. Mas os internautas já haviam acendido um alerta sobre a preparação do reality para receber o recordista mundial.

Ivan Baron, influenciador e ativista da causa das Pessoas com Deficiência (PcD), conhecido por ter acompanhado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional durante a posse presidencial, fez uma postagem detonando a emissora. "Não adianta botar um participante atleta paralímpico e não fornecer acessibilidade necessária para que a competição tenha equidade. É óbvio que ele vai se prejudicar nessa prova", escreveu.

Outros internautas concordaram. "Fiquei muito mal vendo essa prova. Uma emissora desse tamanho, uma equipe imensa e não pensaram nisso", declarou Fernanda Ramalho. "Eles colocaram a integridade física do Vinicius e de sua prótese em risco. Ela podia ter quebrado na queda ou danificado na gosma!", alertou Miguel Longo.

Cristian Portella disse ter ficado constrangido e preocupado com a cena. "Fizeram o participante tirar a prótese! Quanto desrespeito e falta de cuidado e empatia. Não adianta inserir o participante com essa condição e não ter o interesse em estudar a causa. Ficou evidente a falta de visão na elaboração da prova. Equidade não é privilégio", definiu ele.

Ele compartilhou um vídeo do momento em que o atleta para no meio da prova e retira a prótese. O brother teve dificuldade em sair da piscina de bolinhas e optou por tirar o aparato antes de mergulhar na gosma.

Depois da postagem, porém, a produção do programa chamou a atenção de Vinicius. "Você combinou com a produção que viria para as provas com uma perna que pode molhar. Se não for essa, podemos fazer a troca", ofereceram. O rapaz concordou, e, minutos depois, um dummie entregou a prótese adequada.

A Prova do Líder da semana é focada em resistência. Cada jogador precisa apertar o botão de sua própria bancada assim que uma buzina, um sinal de luz ou uma música é apresentado. O competidor que apertar primeiro o botão tem a missão de escolher um adversário para enfrentar o circuito de piscina de bolinhas e gosma. O último a apertar deve cumprir o mesmo desafio.

Atleta paralímpica contraria críticas

Verônica Hipólito, que também é atleta paralímpica, contrariou as críticas do público quanto a acessibilidade. Segundo ela, Rodrigues tirou a prótese por escolha própria. O aparato não soltou sozinho, o que denotaria falta de preparo da produção. Ela também afirmou que o esportista não estava incomodado, e, sim, nervoso --afinal, ele tem medo de altura.

"Pessoal, espera, vamos ser sinceros? Se vocês estão sentindo dó e pena do Vini por ele ter entrado na prova, está errado, isso é capacitismo. O Vini odeia isso. Se o Merenda [Maycon Cosmer] tivesse chamado qualquer outro, vocês estariam com raiva assim? O Vini fez o que todos fizeram: se jogou na prova", continuou a atleta.

"A prova foi igual para todos? Não. Mas ele (ou nós) esperávamos isso? Não. Essa é a nossa vida. Mas o Vini tem capacidade para fazer o que quiser. Ele é recordista mundial. Acham mesmo que iria abaixar a cabeça para isso?", completou Verônica.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.