BALANÇO ANUAL
Divulgação/COI
O nadador norte-americano Michael Phelps durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016
REDAÇÃO
Publicado em 17/5/2017 - 5h08
A temporada 2016-2017 caminha para o fim, no próximo dia 31, e o saldo não é nada positivo para as redes de TV aberta dos Estados Unidos. Somente duas, a NBC e a Fox, tiveram crescimento de audiência. E elas só melhoraram seus números porque exibiram grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (NBC) e o Super Bowl, a grande final da NFL (Fox).
Sem os esportes, as duas emissoras se juntariam às concorrentes ABC e CBS, que perderam público no horário nobre, das 20h às 23h, de acordo com dados da Nielsen (que mede a audiência nos EUA) publicados pelo Wall Street Journal. A CW não entra na conta por não exibir competições esportivas.
A Fox foi quem mais se beneficiou com o esporte. O Super Bowl deste ano teve 113 milhões de telespectadores. Com a World Series, como é chamada a final da liga profissional de beisebol, foi sintonizada por 22,8 milhões de pessoas em cada um dos sete jogos, na média. Graças aos esportes, a Fox teve um aumento de 2% em audiência. Sem os jogos, a queda seria de 18%.
A NBC oscilou 1% para cima com o conteúdo esportivo. Na apresentação da programação para a temporada 2017-2018, na última segunda, a emissora fez questão de lembrar aos anunciantes que vai exibir o próximo Super Bowl, o maior evento esportivo dos Estados Unidos. A meta é bater o recorde, conquistado pela própria NBC em 2015, de 114,4 milhões de telespectadores.
A CBS termina 2016-2017 na liderança geral de audiência na TV aberta, mas com uma temporada não tão produtiva nos esportes. Na comparação com o ano anterior, foi a única rede que perdeu público considerando-se os eventos esportivos, já que exibiu o Super Bowl em 2016.
Já a ABC foi salva de um vexame maior pelas partidas decisivas da NBA (liga profissional de basquete).
reprodução/wsj
Gráfico traz oscilação de audiência nos EUA com esporte (barra laranja) e sem esporte (cinza)
Muito dinheiro
Ano após ano, partidas esportivas dominam as primeiras posições do ranking das atrações televisivas mais vistas nos Estados Unidos. Isso leva a uma corrida para adquirir direitos de transmissão e gastar o quanto for necessário para atrair a atenção do público fã de esporte.
O acordo mais recente foi firmado pela TNT e ESPN pela exibição de partidas da NBA até a temporada 2024-2025. Os dois canais vão desembolsar em conjunto US$ 2,6 bilhões (R$ 8 bilhões) por ano, valor que se justifica. Um jogo da NBA na TNT dá o triplo de audiência de séries renomadas das rivais HBO (The Leftovers) e FX (Fargo).
As redes CBS, NBC e Fox têm contrato com a NFL até 2022. Juntas, elas pagam astronômicos US$ 3,1 bilhões (R$ 9,6 bilhões) por ano, e cada uma tem direito a exibir o Super Bowl com exclusividade de três em três anos, em esquema de revezamento.
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