Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fenômeno

Nos EUA, canal de decoração tem mais audiência do que ESPN e TNT

Divulgação/HGTV

O casal Chip e Joanna Gaines apresenta o programa Fixer Upper, líder de audiência do HGTV - Divulgação/HGTV

O casal Chip e Joanna Gaines apresenta o programa Fixer Upper, líder de audiência do HGTV

REDAÇÃO

Publicado em 21/3/2017 - 16h52

O canal de decoração HGTV, inédito no Brasil, fechou o ano de 2016 com 880 mil telespectadores por dia nos Estados Unidos e está sendo considerado um fenômeno. Ficou à frente de canais tradicionais e que exigem investimentos muito mais vultosos, como ESPN (esportes) e TNT (filmes e séries).

O HGTV é o quarto colocado no ranking dos canais mais assistidos pelos norte-americanos, atrás apenas dos infantis Cartoon Network e Nickelodeon e do noticioso Fox News, o primeiro colocado, segundo informações da revista Variety.

O HGTV faz parte do catálogo da programadora Scripps Networks e foi um dos poucos canais que cresceu em audiência entre 2015 e 2016. Além disso, o canal custa pouco para as operadoras: 23 centavos de dólar por mês. A ESPN, o canal mais caro da TV paga norte-americana sai por US$ 7,86 (R$ 24,20).

Outro destaque da Scripps, o Food Network cravou um espaço no top 15, com 596 mil telespectadores por dia _é mais do que o AMC, de The Walking Dead.

reprodução/fox news

O jornalista Bill O'Reilly é o principal âncora do Fox News, número 1 de audiência nos EUA

Informação predomina
Os três principais canais de notícias aparecem nas 15 primeiras posições dos mais vistos dos EUA. Eles somaram 2,7 milhões de telespectadores por dia em 2016, ano de eleições no país. A conservadora Fox News teve média de 1,4 milhão de telespectadores por dia, enquanto a CNN ficou 757 mil e a  MSNBC, com 609 mil.

Antes de Donald Trump virar presidente dos Estados Unidos, a CNN tinha uma postura mais neutra no noticiário. Após a vitória do empresário, o canal da Turner se tornou uma voz de oposição. Recentemente, uma equipe do canal foi barrada na Casa Branca, atitude tida como uma represália.

Já a Fox News, com foco mais em opinião do que no telejornalismo convencional, é claramente pró-Trump. Por sua vez, a MSNBC defende um ponto de vista mais à esquerda no universo político.

Veja o ranking dos 15 canais mais vistos nos Estados Unidos em 2016 (números levantados pela revista Variety):

1) Fox News: 1,4 milhão de telespectadores por dia;
2) Nickelodeon: 1,2 milhão;
3) Cartoon Network: 1 milhão;
4) HGTV: 880 mil;
5) USA Network: 849 mil;
6) ESPN: 827 mil;
7) TNT: 821 mil;
8) CNN: 757 mil;
9) Investigation Discovery: 714 mil;
10) History: 637 mil;
11) TBS: 620 mil;
12) Discovery Channel: 610 mil;
13) MSNBC: 609 mil;
14) Food Network: 596 mil;
15) AMC: 536 mil.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.