Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Queda

Jornal da Record cai 30% em seis anos e perde para crianças no SBT

Divulgação/TV Record

Celso Freitas e Adriana Araújo, apresentadores do Jornal da Record, que caiu 30% em seis anos - Divulgação/TV Record

Celso Freitas e Adriana Araújo, apresentadores do Jornal da Record, que caiu 30% em seis anos

PAULO PACHECO

Publicado em 30/5/2014 - 12h27
Atualizado em 31/5/2014 - 12h13

Principal jornalístico e um dos maiores faturamentos da Record, o Jornal da Record perdeu um de cada três telespectadores nos últimos seis anos. Em 2014, até maio, o telejornal registrou 6,4 pontos, mais de 30% abaixo da média de 2008, quando cravou 9,2, seu melhor desempenho na década. Um dos motivos para a fuga de público são as "novelinhas" do SBT. O JR chega a perder de 13 a 6 para Chiquititas.

Desde 2011, quando registrou 7,7 pontos, o Jornal da Record vem perdendo público, porém a queda se acentuou no ano seguinte. Há dois anos, o programa passou a concorrer com as novelas infantis do SBT. Mesmo recebendo audiência acima de dois dígitos do Cidade Alerta, o telejornal não consegue impedir a fuga de público após o "jornalístico" sensacionalista de Marcelo Rezende.

Contra Carrossel, entre maio de 2012 e julho de 2013, o Jornal da Record levou um banho: 12,4 a 6,0 pontos.

No confronto com Chiquititas, que substituiu Carrossel, o Jornal da Record ensaia uma lenta recuperação. Em 2013, o telejornal registrou 7,7 pontos contra a novelinha, que marcou 10,9. Neste ano, a diferença aumentou para o SBT: 11,0 a 7,2. Em alguns dias, porém, a trama do orfanato Raio de Luz chega a registrar 13,0 pontos, contra apenas 6,0 do jornalístico da Record.

O Jornal da Record consegue ser vice-líder apenas aos sábados, quando é exibido mais cedo, às 19h45 (de segunda a sexta, vai ao ar às 20h40), e concorre com o SBT Brasil, e não contra a série Patrulha Salvadora, derivada de Carrossel.

Nos últimos seis anos, o Jornal da Record passou por constantes mudanças, entre alterações de horário e troca de apresentadora (Adriana Araújo por Ana Paula Padrão, que deixou a emissora em 2013 e devolveu a bancada a Araújo).

Cada ponto no Ibope equivale a 65 mil domicílios no Ibope da Grande São Paulo. 

LEIA TAMBÉM:

Em novela de homens fracos, malandro rouba a cena e vira herói

Ao Pânico, Dedé Santana lamenta ter 'administrado mal a vida pessoal'

Para reconquistar público, Record atira para todos os lados em novela

'Latinete' salva de tiro por silicone é convidada para A Fazenda 7

Aos 56, musa da pornochanchada estreia programa de sexo 'liberal'


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.