MÉDICO EXPLICA
REINALDO MARQUES/TV GLOBO
O ator José Mayer foi internado duas vezes em menos de um mês; ele recebeu alta no domingo (19)
Publicado em 24/3/2023 - 6h42
Atualizado em 25/3/2023 - 15h51
Em 2017, José Mayer foi diagnosticado com Granulomatose de Wegener, doença autoimune que provoca a produção de anticorpos contra a parede dos vasos sanguíneos. Quem sofre com a enfermidade pode ter sangramentos em partes do corpo. "Exige acompanhamento médico adequado", alerta o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho.
Em entrevista ao Notícias da TV, o especialista dá mais detalhes sobre a doença e destaca que ela costuma atingir majoritariamente pessoas do sexo masculino.
"Existe a produção de anticorpos contra a parede dos vasos sanguíneos, o que provoca uma inflamação que compromete a chegada de sangue nos vasos sanguíneos. O sangue, então, se manifesta na pele, no trato respiratório, nos rins, nas articulações, no sistema nervoso central e periférico."
A taxa de incidência é de dois a 12 acometidos a cada um milhão de habitantes, sendo a maior prevalência em pessoas brancas do gênero masculino, entre 40 e 65 anos, mas pode aparecer em qualquer faixa etária. O que resulta nesse diagnóstico ainda é um fator desconhecido. Não é uma doença hereditária, portanto não precisa existir casos na família.
O médico alerta sobre a importância de o paciente procurar ajuda profissional para poder ser submetido ao tratamento adequado. "O diagnóstico é feito com exame de sangue ou até uma biópsia da lesão. O tratamento precisa ser feito para controlar o processo inflamatório provocado pela reação autoimune, com medicações à base de corticoides e imunossupressores."
A evolução da doença é diferente de pessoa para pessoa, podendo ir de leve até extremamente agressiva. Por acometer órgãos nobres, como pulmão e rins, pode levar, infelizmente, a um quadro grave e até a morte. Mas é importante destacar que há tratamento disponível.
O especialista também explica quais são os sintomas da Granulomatose de Wegener. Os principais sinais costumam surgir nas regiões do nariz, do seio da face e dos ouvidos.
"Dor nasal e sinusal, congestão nasal, secreção purulenta, ulcerações nasais, sangramento, perda de audição e otite são alguns dos sintomas. Com acometimento do pulmão e traqueia podemos ter tosse, sangramento, obstrução traqueal e desconforto respiratório", detalha.
A doença ainda pode levar à insuficiência renal crônica ao atingir os rins. Outras regiões acometidas são a pele, o sistema nervoso central, o sistema musculoesquelético e o coração.
Quem sofre com o diagnóstico também pode ter que lidar com sequelas após o tratamento. "A lesão nasal pode levar ao desabamento do nariz, gerando o chamado nariz em sela. Outras sequelas incluem a estenose subglótica, a insuficiência renal crônica, alterações visuais, auditivas e cardíacas."
"Não existe um método de prevenção, pois não conhecemos a causa desta doença. O importante neste quadro é ter o diagnóstico e o tratamento precoce", acrescenta o médico.
José Mayer estava internado desde o último dia 17 na Casa de Saúde São José, em Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele recebeu alta médica neste sábado (25). Foi a segunda vez que ele ficou sob cuidados médicos em menos de um mês.
Há divergências sobre o motivo de o ator de 73 anos ter recorrido ao hospital. A assessoria de imprensa do artista informou ao Fofocalizando que a internação estava prevista, enquanto o colunista Leo Dias, do SBT e do Metrópoles, disse que ele teve surtos psicóticos.
O ex-galã de novelas da Globo foi diagnosticado com Granulose de Wegener e ficou internado no fim de fevereiro porque tinha apresentado um sangramento alveolar no pulmão. Ele passou por uma tomografia, que não demonstrou anormalidades, e concluiu o tratamento com sessões de infusão.
Em entrevista à produção do programa A Tarde É Sua, ele disse que sua doença foi causada pela denúncia feita pela assistente de figurino Susllem Tonani, que relatou em março de 2017 que ele teria a assediado durante as gravações de A Lei do Amor (2016).
"O que eu tive [agora] foi uma recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017. Acabei optando pelo silêncio e pelo abandono de minha profissão de ator", atribuiu ele.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
José Mayer
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.