Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO EVITAR

A Fazenda 2022: Deolane tem bafo? Até falta de água pode causar mau hálito

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Deolane Bezerra em A Fazenda 14

Deolane Bezerra em A Fazenda 14; advogada foi acusada de ter mau hálito por Deborah Albuquerque

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 13/10/2022 - 6h20

Nos últimos dias em A Fazenda 14, Deborah Albuquerque começou a pegar no pé de Deolane Bezerra por um motivo desagradável. A ex-Power Couple afirmou que a advogada tem mau hálito e até a apelidou de "bafuda" entre seus aliados. O desconforto é extremamente comum e pode ser causado até pela pouca ingestão de água.

"Na maioria dos casos, o mau hálito é causado pela higiene oral ruim, entretanto existem diversos motivos que podem ocasionar esse problema, como tabagismo, doenças periodontais, doenças estomacais e problemas relacionados ao aparelho respiratório, como sinusite, rinite e amigdalite ou quando ficamos muito tempo sem tomar água", explica a dentista Patrícia Almeida ao Notícias da TV.

Para as mulheres, ainda há algumas situações em que é mais comum ter o famoso "bafinho", como por exemplo na semana que antecede a menstruação. "A tensão pré-menstrual, que apresenta desequilíbrio hídrico, também pode levar ao problema, que só cessa na menstruação", completa a especialista.

Como descobrir?

Para Patrícia, descobrir o mau hálito é uma tarefa difícil, já que o olfato se acostuma com os odores persistentes. "Outra questão é a halitose psicológica: a pessoa acredita que tem mau hálito e não tem", informa Patrícia.

A ajuda de pessoas próximas pode ser essencial, e comentários como o de Deborah podem trazer grandes problemas. "[É preciso] Ter empatia e respeito acima de tudo. Evitar abordar a pessoa de forma constrangedora, em público, por exemplo. Ou pior: usando palavras negativas, como bafo, podre, fedor, entre outros", aconselha a profissional.

No caso de Deolane, não é possível afirmar que os comentários de Deborah são confiáveis ou se tudo não passa de provocação. A advogada chegou até a devolver a acusação para a ruiva.

Uma vez que o mau hálito é identificado, é necessário buscar a origem do problema. Para isso, a indicação principal é consultar um profissional da saúde. "A halitose, apesar de comum, não é normal. E tem solução, desde que seja acompanhada por um profissional especializado", alertou a dentista.

Tem tratamento?

Caso a origem do bafo seja realmente a saúde bucal, o tratamento é feito com o acompanhamento de um dentista. "Os cuidados começam em casa, com fio dental, escova e pasta corretas. No consultório, são realizados procedimentos como limpeza e raspagem", orienta Patrícia.

Em caso de problemas respiratórios, o trabalho precisa ser conjunto entre dentista e otorrinolaringologista. O tratamento geralmente é simples: manter a higiene bucal e tomar os remédios indicados para cada tipo de doença, desde alergia, até dor de garganta.

Já com problemas gástricos, o processo precisa de ainda mais avaliação. A médica e cirurgiã Vanessa Prado, que atua em um centro de especialidades do aparelho digestivo, afirma que as causas mais comuns são gastrite, digestão lenta e esofagite.

"Depois de avaliar a saúde bucal do paciente, a gente pede exames para identificar, como endoscopia. Se a causa for uma gastrite, a gente trata o estômago. Se for uma esofagite, a gente trata o esôfago", enumera Vanessa.

Hábitos alimentares também podem ser grandes aliados para tratamentos do aparelho digestivo. "Melhora de mastigação, diminuição de alimentos que podem causar inflamações, como excesso de café, que irrita a mucosa gástrica", aconselha a médica.


Saiba tudo que está rolando em A Fazenda 14 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Listen to "#93 - Deolane: favorita ou vilã de A Fazenda 14?" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.