INOVADOR, PERO NO MUCHO
Reprodução/TV Globo
Natália Deodato esteve no BBB 22 e é uma das moradoras da Vila de A Grande Conquista
A estreia oficial de A Grande Conquista, na noite de segunda-feira (8), deixou o público confuso. Dos 16 moradores anunciados na última terça (2), dez foram selecionados para a Mansão e vão sumir do jogo pelos próximos dias. Os outros seis já seguiram para a Vila, onde se juntaram a 64 moradores (entre famosos e anônimos) para disputar as dez vagas remanescentes. No perrengue, eles foram divididos em três casas, com estruturas diferentes, e vão tentar não cair em eliminações que acontecem de maneira aleatória.
Não entendeu nada? Tudo bem. A confusão só vai durar dez dias. A fase caótica (que a Record define como "inovadora") do programa chega ao fim na quinta que vem (18), quando A Grande Conquista se transforma em um reality show de confinamento tradicional, como BBB ou A Fazenda.
O próprio Mafran Dutra, diretor de produção da Record e um dos responsáveis pelo formato, admitiu a bagunça, mas ressaltou que ela tem prazo de validade. "Toda essa complexidade acontece nos primeiros 11 dias. A vida na Mansão entra numa rotina, num ritmo padrão, com dinâmicas novas, mecânicas inovadoras, mas numa pegada de reality show que não fica mais tão complicada", falou ele no evento de apresentação do reality à imprensa.
A Vila será fechada com a "vitória" de dez dos 70 moradores iniciais. Eles se juntarão aos dez já escolhidos e irão para a Mansão, onde a disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão começará oficialmente.
Do dia 18 em diante, a principal diferença do novo reality para outros formatos será a nomenclatura utilizada: em vez de líder ou fazendeiro, há o dono (no caso, dois donos); no lugar de paredão ou roça, zona de perigo; a prova do líder ou do fazendeiro dá espaço para a prova da virada.
Até a apresentadora Mariana Rios admitiu que teve problemas ao encarar a extensa bíblia (livro que explica todas as regras e dinâmicas de um formato) de A Grande Conquista. "Acho que sempre rolam dúvidas quando se tem um formato novo, e esse foi escrito e pensado com toda essa dinâmica e todas as regras muito bem explicadas", contou ela.
"As coisas vão se transformando com pequenas peças ao longo do reality. Ainda mais por ser a primeira [temporada], porque imagino que teremos muitas", continuou a apresentadora. "Quando tenho dúvidas, recorro aos meus diretores maravilhosos. Mas, nos ensaios e nas passagens de texto, tudo foi fazendo sentido para mim."
Bem-humorada, a também atriz e cantora confessou que nem tentou aprender os nomes de todos os participantes. "Não decoraria os 80 nomes nem se tivessem me apresentado o programa quando fui alfabetizada. Não tem como decorar! O tempo todo eu estou me familiarizando com as carinhas, pego meu celular, minha colinha, olho o rostinho. Mas realmente é muita gente. Eu estou indo por partes. Qualquer coisa, a gente chama de 'amore' (risos)", brincou.
A Mansão contará com dois donos (o líder) por ciclo, além das provas, eliminações e votações. As berlindas acontecerão nas quintas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.