Carregando...

GALERA DE CAUBÓI

De olho em audiência, Globo se prepara para ser mais 'agro' que o Canal do Boi

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gláucia (Lorena Comparato) e Raíssa (Alice Wegmann) em Rensga Hits!; sertanejo em foco

Compartilhe
  │ 

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 13/5/2025 - 6h10

Com a próxima novela das sete, que tem o título provisório de Coração Acelerado, a Globo vai fazer mais um aceno ao mundo do agronegócio. E não é à toa: afinal, como o Censo já havia mostrado, há um forte movimento de "volta ao interior" entre a população brasileira. A emissora está de olho justamente nesse público, querendo repetir no Ibope os números que a música sertaneja alcança nas plataformas de streaming.

Não é de hoje que a líder de audiência olha com mais atenção para o universo rural, até porque alguns de seus maiores sucessos vêm dessa ambientação. O Rei do Gado (1996) até hoje se mantém como um dos principais êxitos no horário nobre --alcançando também boa repercussão com suas reprises no Vale a Pena Ver de Novo.

A questão é que o agronegócio mudou muito na última década, e a Globo igualmente está de olho nessa movimentação. O Viver Sertanejo, por exemplo, mostra como o investimento nesse público traz bom retorno --com o programa do cantor Daniel tendo mais audiência do que, por exemplo, o Esporte Espetacular todos os domingos.

O Circuito Sertanejo virou uma opção bastante interessante para os fins de noite, assim como as tramas rurais estão entre as mais profícuas nos últimos anos. No Rancho Fundo (2024) virou um fenômeno às seis, e Terra e Paixão (2023) foi a última novela das nove a chegar aos 30 pontos na Kantar Ibope.

Rensga Hits! está entre as séries recentes da emissora que caíram na boca do povo, com Alice Wegmann interpretando justamente uma cantora sertaneja. Até o Globo Rural ganhou status de cult nos últimos anos, inclusive com o telespectador que nunca botou os pés na zona rural.

A decisão da Globo de investir ainda mais nesse universo com Coração Acelerado é absolutamente acertada do ponto de vista do mercado e da atual crise que a TV aberta vive. Entretanto, a emissora fica mais vulnerável às críticas cada vez mais constantes de que o agro não é tão pop assim.

Desde o remake de Pantanal (2022), as abordagens sobre meio ambiente e agronegócio têm sido questionadas por uma parte mais engajada do público. Afinal, como colocar Jove (Jesuita Barbosa) como alguém realmente comprometido com um mundo mais verde se ele é sustentado pela pecuária --uma das atividades que mais gera impactos em biomas como pantanal e a floresta amazônica?

O agronegócio também é particularmente associado à atual onda conservadora, em que a bancada do boi frequentemente vota com a da Bíblia e a da bala no Congresso Nacional.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Globo

Novela das Sete

Rensga Hits!

Sertanejo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também