APÓS CINCO ANOS
Reprodução/Band
A jornalista Veruska Seibel Boechat durante participação no Aqui na Band; fora do ar
Em fase de corte de gastos, a Band demitiu nesta quarta-feira (20) a jornalista Veruska Seibel Boechat, viúva do âncora Ricardo Boechat (1952-2019). Ela se juntou a profissionais do Bora Brasil, do Bora São Paulo, do Jornal da Noite e do Brasil Urgente que tinham sido dispensados na terça (19).
A demissão foi confirmada pela própria jornalista em seu Instagram. "Meu último dia de trabalho na Band, que desde 2005 faz parte da história da minha família", escreveu a mulher que era chamada de "doce Veruska" pelo marido.
Ela foi contratada pela emissora em abril de 2019, dois meses depois da morte trágica de Boechat em um acidente de helicóptero. Em maio, ela estreou um quadro semanal no Aqui na Band (2019-2020), matinal comandado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe.
"Estou muito grata e feliz com a chance de provar para minhas filhas que apesar da nossa perda, podemos seguir de pé", escreveu ela na ocasião, na legenda de uma foto na qual aparecia com o cenário do matinal de fundo.
Chamado de Doce Veruska, o quadro pretendia ajudar mulheres que, por alguma razão, se tornaram a figura principal dentro de casa --assim como havia acontecido com a própria jornalista após o acidente de Boechat.
Com o fim do Aqui na Band, Veruska passou a ser aproveitada em outros programas da emissora. Nos últimos meses, ela comandava o quadro Memória Band, exibido sem regularidade em edições de sábado do Jornal da Band. Sua última aparição foi em uma reportagem sobre os 75 anos do sambista Jorge Aragão, exibida no último dia 2.
Na terça, a Band demitiu funcionários de quatro telejornais da emissora: Bora Brasil, Bora São Paulo, Jornal da Noite e Brasil Urgente. Internamente, a justificativa da emissora é de que houve um corte de gastos. A expectativa é de que mais programas sejam atingidos nas próximas semanas.
Entre os demitidos estão produtores, editores e chefes de reportagem dos telejornais. O programa Melhor da Tarde, apresentado por Catia Fonseca, está na mira da Band para também ter redução na equipe.
A queixa é de que o programa derruba a audiência da tarde e entrega em baixa para o Brasil Urgente, de Datena, responsável por encabeçar as atrações noturnas. É quase um efeito dominó no ibope.
Outros telejornais, como o 1º Jornal, e a atração culinária The Chef (comandada por Edu Guedes) também correm risco de demissões. As baixas acontecerão por trás das câmeras, sem afetar os apresentadores e repórteres que aparecem diariamente na televisão.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos pela reportagem, a audiência da Band é quase nula até o horário dos programas esportivos, que vão ao ar no fim da manhã. O Jogo Aberto melhora o ibope e entrega bons números para Os Donos da Bola, que vem em seguida.
Depois, o Melhor da Tarde afasta mais da metade da audiência. Cabe ao Brasil Urgente a difícil missão de recuperar o público para as atrações do horário nobre, o Jornal da Band e o Melhor da Noite.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas