Carregando...

EM SÃO PAULO

Nos 30 anos de Friends, experiência inédita no Brasil coloca fã dentro da série

Divulgação/The Friends Experience

Fãs da série Friends se reúnem em cenário que simula o apartamento de Monica e Rachel

Compartilhe
  │ 

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2024 - 11h00

Considerada uma das comédias mais importantes de todos os tempos, Friends (1994-2004) completou 30 anos em setembro. Os fãs brasileiros, no entanto, ganharão uma nova comemoração a partir desta quinta-feira (28), com a inauguração de The Friends Experience, exposição que monta espaços temáticos e reproduz cenários da série para que os visitantes se sintam ainda mais próximos dos seis amigos, como se também fizessem parte da atração.

O Notícias da TV visitou a experiência na quarta-feira (27), em um evento voltado à imprensa. São 16 espaços diferentes, que reproduzem desde cenários mais conhecidos, como o apartamento de Monica (Courteney Cox) e Rachel (Jennifer Aniston) e o Central Perk, a outros bem alternativos e voltados para quem é fã de verdade, como um pinguim Hugsy gigante e a bicicleta que Phoebe (Lisa Kudrow) ganhou de Ross (David Schwimmer).

The Friends Experience é totalmente pensado para as redes sociais --o fã da comédia vai tirar muitas fotos para compartilhar no Instagram ou gravar minivídeos para postar no TikTok. No fim, é claro, vai se deparar com uma lojinha repleta de produtos licenciados da série (prepare o bolso).

Mas é possível ir além: entre um cenário e outro, os corredores são adornados com detalhes curiosos. A carta de 18 páginas que Rachel escreveu para Ross está por ali, assim como uma linha do tempo que mostra todas as relações amorosas do sexteto ao longo das dez temporadas. Até Russ é lembrado, e seu intérprete é creditado como David Schwimmer, acabando com qualquer dúvida de que o sósia do irmão de Monica seria vivido pelo misterioso Snaro.

Os cenários são réplicas daqueles mostrados na série, mas não trazem objetos de cena usados de verdade pela produção. Ainda assim, boa parte do que está exposto foi trazido da versão norte-americana de The Friends Experience --cinco contêineres lotados vieram de barco dos Estados Unidos para o Brasil para a montagem dos espaços.

A única peça original da experiência é um roteiro do primeiro episódio de Friends, que na época ainda levava o título Six of One. O texto, autografado pelos atores, fica protegido em uma caixa de vidro --para que nenhum fã mais afoito tente levar uma página para casa, é claro.

Marcelo Flores, fundador da BusinessLand Entertainment, contou que The Friends Experience demorou para sair do papel. "Esse projeto não foi simples, foram cerca de dois anos de negociação, mais um ano de planejamento. Tudo para fazer com que ele tivesse todas as adaptações para o mercado brasileiro, para o público brasileiro, para a cultura brasileira", apontou.

"O Brasil hoje é um dos maiores consumidores de experiências imersivas do mundo, nós já estamos no mapa. E São Paulo, que é a grande efervescência cultural do país, é um dos grandes protagonistas de tudo isso", valorizou o executivo --embora já existam planos de viajar para outras cidades.

Para Marcos Mello, diretor-geral de produtos para o consumidor da Warner Bros. Discovery no Brasil, a alta busca por ingressos é prova de que Friends é um fenômeno que desafia o tempo. "É uma série consagrada no mundo todo e que atravessa gerações. Por quê? A palavra-chave é a amizade, porque é algo atemporal, é uma coisa valiosa para qualquer ser humano."

"Em 2019, quando Friends completou 25 anos, lançamos um programa de licenciamento, que nunca tínhamos feito antes, e foi um susto ver a reação dos fãs de quererem mais e mais produtos. Agora, aos 30 anos, trazemos esse evento para São Paulo para coroar toda essa emoção do fã de poder viver a experiência, os lugares icônicos, os personagens. É uma materialização muito gostosa, estamos muito felizes de trazer essa oportunidade para cá", finalizou.

The Friends Experience está localizada no Shopping Cidade São Paulo (Avenida Paulista, 1.230), onde ficará até 28 de fevereiro do ano que vem. A exposição funciona de terça a domingo, das 10h às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos em totens espalhados pelo centro comercial ou no site oficial.

{ "https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/clk?id=6852613091&iu=/8804/parceiros/noticias_da_tv":"uploads/conteudo_marca/banner_soultv-novembro-rodape-texto_v2_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Friends

Instagram

TikTok

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também