Carregando...

PAPEL DE ABEL

Tony Ramos explica por que mergulha de cabeça em Dona de Mim: 'Surpreendido'

LÉO ROSÁRIO/TV GLOBO

O ator Tony Ramos interpreta Abel na novela Dona de Mim, que estreia no próximo dia 28 na Globo

Compartilhe
  │ 

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 16/4/2025 - 16h00

Veterano na televisão, Tony Ramos interpreta Abel, empresário viúvo e pai de três filhos em Dona de Mim, próxima novela das sete da Globo que estreia em 28 de abril. O ator de 76 anos é apaixonado pelos folhetins, está encantado em renovar sua parceria com Cláudia Abreu e empolgado com a excelência do texto da autora Rosane Svartman.

Ramos explica que não para de fazer novelas porque tem enorme prazer em fazer projetos cujo desfecho ainda é desconhecido. Para ele, essa dinâmica estimula a criatividade e o mantém sempre atento. "Eu gosto de fazer o produto ainda não conhecido como um todo. Gosto de ser surpreendido a cada novo bloco de capítulos", afirma.

O convite para Dona de Mim surgiu em um jantar em outubro do ano passado, promovido pela autora e pelo diretor artístico da trama, Allan Fiterman.

Segundo Ramos, a história apresentada naquele encontro o encantou e reacendeu seu desejo de mergulhar em uma nova novela. "Não sou ator de horários, sou um ator de texto, de ideias, de uma boa ideia", frisa. 

Os segredos e dilemas de Abel

Na trama, Abel é um empresário que decide reconstruir sua vida após a viuvez ao se apaixonar por Filipa (Cláudia Abreu), uma mulher mais jovem e cheia de vida. O personagem, no entanto, carrega marcas profundas de seu passado e será envolvido em conflitos empresariais com o irmão, Jaques, interpretado por Marcello Novaes.

"Esse homem é um sobrevivente. Vai haver disputas por questões de negócios e também mistério", adianta o ator. A história de Abel também abordará temas atuais como o etarismo, mas de maneira natural, sem didatismos.

Para o intérprete, o personagem terá "buracos de silêncio significativos", expressando emoções com gestos e olhares.

Dona de Mim também marca o reencontro de Tony Ramos e Cláudia Abreu, que trabalharam juntos em Belíssima (2005), novela que contou com gravações na Grécia. Agora, pela primeira vez, eles formam um casal romântico na ficção. "Essa química acontece fruto de longas conversas. Cláudia é uma atriz muito inteligente, muito rápida", elogia Ramos.

O ator conta que o processo de construção da relação entre Abel e Filipa incluiu semanas de ensaios, leituras e trocas de ideias com o elenco e direção. Eles tiveram mais de um mês de preparação antes de começarem a gravar a trama em fevereiro.

Bastidores e clima de gravações

Sobre os bastidores, Tony Ramos destaca um ambiente de trabalho harmonioso principalmente pela liderança sensível do diretor Allan Fiterman. "ele exerce a chamada doce liderança. É de exigência pelo bom trabalho, mas de uma sensibilidade muito grande", aponta.

A convivência diária com colegas veteranos e novos talentos, de acordo com ele, também contribui para o clima de colaboração e respeito no set.

Para encerrar, Ramos reflete sobre a força que as novelas têm de se conectar com o público ao retratar histórias reconhecíveis e humanas. "A novela é o eco do que está do nosso lado, e às vezes a gente não percebe", resume o ator.

Dona de Mim estreia no próximo dia 28 na programação da Globo no lugar de Volta por Cima. A nova novela é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio. Lá, estarão a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais). 

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Allan Fiterman

Cláudia Abreu

Dona de Mim

Rosane Svartman

Tony Ramos

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 28/4 a 3/5

Segunda, 28/4 (Capítulo 1)
O jardim da casa de Abel está preparado para o casamento. Ellen interrompe o casamento e implora que Abel cuide de sua filha, Sofia. Passam-se sete anos. Sofia diverte-se pregando peças e dando sustos nas aspirantes ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também