ERIK SATIE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Filipa (Cláudia Abreu) em Dona de Mim; ela é uma das personagens centrais da novela das sete
Uma das músicas que aparece no primeiro trailer de Dona de Mim, que estreia no próximo dia 28, curiosamente foi criada para não ser "percebida". Filipa (Cláudia Abreu) chega para se casar com Abel (Tony Ramos) com uma das três Gymnopédies do compositor francês Erik Satie (1866-1925) --considerado o “pai” da música ambiente.
A peça não faz parte das melodias que originalmente compõem o musique d’ameublement (música de mobília, em francês), cuja principal característica seria se fundir com os sons do ambiente e passar praticamente despercebida. As partituras originais, inclusive, tem nomes sugestivos --como a Chez un Bistrot [No bistrô, em francês].
As Gymnopédies ganharam essa conotação maior, como precursoras da música ambiente, graças ao trabalho do britânico John Cale (curiosamente um dos integrantes do The Velvet Underground). Brian Eno também se inspirou na obra de Satie em álbuns como Discreet Music (1975) e Ambient 1: Music for Airports (1978).
Dona de Mim entra em seu terceiro mês de gravações a todo vapor. A próxima novela das sete só teve sua primeira chamada divulgada na noite em que Vale Tudo entrou no ar, na última segunda (31), mas nos bastidores já fez a façanha de adiantar muito os trabalhos. Para se ter uma ideia, o elenco começa a rodar cenas que são do segundo mês de exibição da história.
Grande parte dos trabalhos ocorre na cidade cenográfica montada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Lá, a produção conta com a fábrica de lingeries de Abel (Tony Ramos), um galpão de kickboxing, além das fachadas de comércios e casas dos personagens que moram em São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio de Janeiro onde a trama será ambientada.
Como o Notícias da TV já havia adiantado, os mocinhos da história, Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais), vão rodar uma sequência dramática importantíssima para o ex-casal.
Eles começam a trama separados, depois de quase terem se casado há sete anos. Leo perdeu a bebê que esperava e, com isso, os dois acabaram rompendo o romance.
Marlon encontrará um recém-nascido jogado no lixo e levará a criança para o hospital. Isso mexerá muito com suas emoções. Leo vai confortar o rapaz, que virou seu amigo. Eles conversarão sobre o abandono da criança e se lembrarão da perda gestacional da filha que esperavam no passado.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.