ESTREIA DIA 28
LEO ROSÁRIO/TV GLOBO
Juan Paiva interpreta Samuel em Dona de Mim, novela que estreia na Globo no próximo dia 28
Juan Paiva, ator que conquistou destaques na TV com papéis dramáticos e intensos, volta às novelas no próximo dia 28 em Dona de Mim. Ele fará o filho adotivo de Abel (Tony Ramos), Samuel. O rapaz é leal ao pai, mas carrega um vazio na alma por não saber suas origens. Ele será um mocinho e disputará o amor da protagonista, Leona (Clara Moneke), com o próprio irmão, Davi (Rafael Vitti), e o ex-namorado dela, Marlon (Humberto Morais).
Para o intérprete, o personagem é misterioso e repleto de camadas. "Samuel é profundo. Ele é observador e só ataca quando se sente seguro. Acredito que ele representa a sensatez que o mundo precisa. É um cara simples, mas com uma sensibilidade que o torna muito atento a tudo ao seu redor", explica.
Ao contrário de alguns dos papéis anteriores de Paiva, que envolviam grandes sofrimentos e conflitos dramáticos, Samuel é mais comedido e discreto.
"É um personagem que, se for falar sobre sofrimento, eu diria que ele tem um buraco, algo não resolvido em sua vida, especialmente ligado ao seu passado e à busca por suas raízes", entrega.
A questão da adoção e a curiosidade sobre sua família biológica são aspectos que permeiam a trama de Samuel, criando uma complexidade emocional.
Para o ator, o processo de trabalhar em Dona de Mim, com o diretor artístico Allan Fiterman, tem sido uma experiência enriquecedora. "Estou conhecendo uma nova forma de trabalhar. A Rosane [Svartman, autora] foi a primeira pessoa que me deu uma oportunidade em novela e é uma pessoa muito sensível ao talento", lembra Paiva, referindo-se ao papel que fez em Totalmente Demais (2015).
Ele expressa gratidão enorme à novelista por ter acreditado no seu potencial artístico. Na novela de 2015, ele fez Wesley, um jovem que sonhava virar jogador de futebol, mas que foi atropelado e ficou paraplégico. Na trama, o garoto conseguiu superar as dificuldades e encontrou um novo esporte para praticar: paratletismo de velocidade.
Já com Samuel, ele passará por uma transformação ao longo da novela, especialmente quando a personagem Leona entrar em sua vida. A relação com ela irá desafiar o mocinho de maneiras inesperadas.
"Ele não é o tipo de cara que se entrega de imediato. Samuel estuda muito antes de se abrir. Mas, quando a Leona aparece, ele começa a se perder um pouco nesse caminho", adianta.
Ao longo da trama, o público verá Samuel crescer, descobrir um lado mais leve de si mesmo e aprender que a vida não é apenas responsabilidades e seriedade. "É um processo de descoberta. Samuel vai perceber que tudo bem ser leve e tranquilo às vezes", conclui Paiva.
Dona de Mim estreia no próximo dia 28 na faixa das 19h da programação da Globo, no lugar de Volta por Cima. A nova novela é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, estarão a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona e Marlon.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.