ANOS 1980
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo: vilã gananciosa coloca dinheiro acima de tudo
Com depoimentos emocionantes, o documentário Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça, da Max, reconstrói em detalhes o que aconteceu com a embarcação Bateau Mouche 3 em 31 de dezembro de 1988 no Rio de Janeiro. Além de a tragédia ter ocorrido no mesmo ano em que a versão original de Vale Tudo estava no ar, a novela e a série retratam uma história movida pela ganância.
Muito se fala da discussão sobre a honestidade na trama atualizada por Manuela Dias para a Globo, mas, na verdade, o que empurra o remake para diversos conflitos --e também foi a válvula propulsora da saga no passado-- é o preço que as pessoas pagam, porque tem muita gente fazendo de tudo para se dar bem na vida.
Os três episódios do documentário fazem o público entender como o país funcionava na época em que a novela da Globo foi apresentada pela primeira vez. O último deles, em especial, traz a impunidade no final do caso que chocou o Brasil.
Até hoje, familiares das vítimas do naufrágio ainda estão sem receber grande parte das indenizações, e os principais empresários responsáveis pela embarcação levam ou levaram suas vidas sem pagar pelo que aconteceu.
A tragédia do Bateau Mouche resultou na morte de 55 pessoas por conta da ganância dos donos da embarcação e de autoridades da Marinha que colocaram o dinheiro acima de tudo.
Entre os depoimentos mais tocantes está o de Bernardo Amaral Goulart, filho da atriz Yara Amaral (1936-1988), que foi uma das vítimas da tragédia nas águas. Ele tinha 15 anos na época da morte da mãe e só recebeu uma indenização quando tinha 41 anos, que era equivalente até ele atingir 24 anos.
A série documental inclui recriações no mar, além de mais de 30 entrevistas exclusivas de sobreviventes, familiares das vítimas, advogados, especialistas e protagonistas do resgate.
Quem assistiu a Vale Tudo em 1988 já sabe que a corrupção e a impunidade, por causa da morosidade da Justiça brasileira, estão entre as tônicas principais da novela e voltarão à tona com o remake para o público refletir sobre avanços, mas também sobre aquilo que não mudou no país.
Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça joga luz sobre esses temas de uma maneira chocante, com vidas dilaceradas, entes queridos mortos e traumas que aterrorizam os sobreviventes até hoje. Vale a pena ver a série para entender muito do que a novela vai trazer para o público debater, mas sem consequências tão devastadoras.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 14 a 26/4
Segunda, 14/4 (Capítulo 13)
Maria de Fátima mente para Solange sobre a condição financeira da mãe. Rubinho inventa para Renato que mora em Nova Iorque. Renato se envolve em um acidente com Jarbas. Bartolomeu compartilha com Eunice seu medo de ... Continue lendo
Mais lidas