ANOS 1980
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo: vilã gananciosa coloca dinheiro acima de tudo
Com depoimentos emocionantes, o documentário Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça, da Max, reconstrói em detalhes o que aconteceu com a embarcação Bateau Mouche 3 em 31 de dezembro de 1988 no Rio de Janeiro. Além de a tragédia ter ocorrido no mesmo ano em que a versão original de Vale Tudo estava no ar, a novela e a série retratam uma história movida pela ganância.
Muito se fala da discussão sobre a honestidade na trama atualizada por Manuela Dias para a Globo, mas, na verdade, o que empurra o remake para diversos conflitos --e também foi a válvula propulsora da saga no passado-- é o preço que as pessoas pagam, porque tem muita gente fazendo de tudo para se dar bem na vida.
Os três episódios do documentário fazem o público entender como o país funcionava na época em que a novela da Globo foi apresentada pela primeira vez. O último deles, em especial, traz a impunidade no final do caso que chocou o Brasil.
Até hoje, familiares das vítimas do naufrágio ainda estão sem receber grande parte das indenizações, e os principais empresários responsáveis pela embarcação levam ou levaram suas vidas sem pagar pelo que aconteceu.
A tragédia do Bateau Mouche resultou na morte de 55 pessoas por conta da ganância dos donos da embarcação e de autoridades da Marinha que colocaram o dinheiro acima de tudo.
Entre os depoimentos mais tocantes está o de Bernardo Amaral Goulart, filho da atriz Yara Amaral (1936-1988), que foi uma das vítimas da tragédia nas águas. Ele tinha 15 anos na época da morte da mãe e só recebeu uma indenização quando tinha 41 anos, que era equivalente até ele atingir 24 anos.
A série documental inclui recriações no mar, além de mais de 30 entrevistas exclusivas de sobreviventes, familiares das vítimas, advogados, especialistas e protagonistas do resgate.
Quem assistiu a Vale Tudo em 1988 já sabe que a corrupção e a impunidade, por causa da morosidade da Justiça brasileira, estão entre as tônicas principais da novela e voltarão à tona com o remake para o público refletir sobre avanços, mas também sobre aquilo que não mudou no país.
Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça joga luz sobre esses temas de uma maneira chocante, com vidas dilaceradas, entes queridos mortos e traumas que aterrorizam os sobreviventes até hoje. Vale a pena ver a série para entender muito do que a novela vai trazer para o público debater, mas sem consequências tão devastadoras.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 11 a 26/4
Sexta, 11/4 (Capítulo 11)
Maria Fátima finge não conhecer Raquel. Ivan entrega o relatório para Consuelo fazer chegar a Teixeira. Poliana consola Raquel, que se sente humilhada pela filha. Fátima empresta dinheiro para César e pede para o modelo se ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.