NOVA ESTRUTURA
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Manuela Dias durante painel sobre Vale Tudo na CCXP; ela revelou o que mudará na novela
Manuela Dias revelou as mudanças que já implementou no remake de Vale Tudo. A autora tem adaptado os capítulos da novela original, exibida em 1988, para os dias de hoje. Ela contou que já mexeu nas estruturas de roteiros e que tem feito algumas atualizações em tramas específicas, como a de Heleninha (Renata Sorrah/Paolla Oliveira).
A autora falou sobre seu trabalho em Vale Tudo durante painel realizado na CCXP, neste domingo (8). Manuela elogiou o autor da versão original, Gilberto Braga (1945-2021), e defendeu que histórias clássicas podem e devem ser recontadas de outras maneiras.
"Vale Tudo é uma novela que ajudou a fundar esse gênero tão brasileiro, uma novela que escolarizou [o público]. Assisti Vale Tudo quando tinha 11 anos e marcou minha vida. Grandes clássicos merecem ser remontados. Gilberto Braga é um gênio, é uma honra adaptar um texto de Gilbeto nos dias de hoje. Todas as histórias incríveis merecem ser remontadas", afirmou.
Uma das primeiras mudanças foi mais técnica: enquanto reescrevia e adaptava os capítulos, Manuela decidiu mudar as estruturas das cenas e dos roteiros.
"Eu vi a novela toda, revi agora. Eu mantive os personagens e os arcos longos, o que acontece ao longo da novela. Mas em Vale Tudo não dá para passar [comparar] a cena original e do remake [como se fosse igual], é totalmente diferente no sentido de estrutura. A concorrência [da Globo com outras emissoras e plataformas] era menor, a preocupação com gancho era muito menor, tinha outro ritmo, outra demanda. Às vezes terminava o capítulo com um beijo", disse a autora. Ela ainda explicou que nem sempre é ruim um capítulo terminar com um beijo, mas depende do beijo, do contexto.
Manuela também comentou que algumas mudanças precisarão ser feitas por conta da passagem do tempo e das transformações que aconteceram na sociedade de 1988 para cá.
"Foram 33 anos desde a versão original, e muita coisa mudou. Não existia internet, alcoolismo não era considerado uma doença, existiam índices de machismo e racismo que hoje são absolutamente intoleráveis, também de violência contra mulher. É muito bom fazer atualizações porque elas refletem avanços da sociedade", declarou.
Ainda assim, a autora prometeu que os fãs da Vale Tudo original reconhecerão referências e homenagens na novela nova e que os personagens entregarão as características marcantes que conquistaram o público.
"Tem muito de Vale Tudo original. Muitos fan services [agrados aos fãs], muito easter egg [referências escondidas ou subentendidas]. Os bordões e os personagens vão ser reconhecidos. Odete é Odete, Heleninha dança mambo. A gente vai se divertir muito com esses reencontros", comentou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas