Carregando...

CHEGA DE ESPERAR

Após vexame no ibope, Vale Tudo tem salvação? Hora de chamar bombeiro oficial

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo: vilã se dá bem, mas novela não conquista o público

Compartilhe
  │ 

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 16/5/2025 - 6h10

Por mais que a Globo tenha apostado alto em Vale Tudo, a nova versão está tropeçando feio na tentativa de repetir o sucesso de 1988. O capítulo 41 vai ao ar nesta sexta (16), mas a autora Manuela Dias já tem 90 episódios escritos e entregues à produção. Como o ibope segue morno, talvez seja a hora de apertar o freio e buscar soluções para reverter o atual cenário, como a entrada do "salvador de novelas problemáticas", o novelista Ricardo Linhares.

Entre os principais problemas do folhetim, estão: atuações que não convencem; uma trama central que gira excessivamente em torno de uma única questão --no momento, a maldita mala de dólares--; a passividade quase cega da protagonista Raquel (Taís Araujo) diante das armações da filha, Maria de Fátima (Bella Campos); e a irrelevância de núcleos secundários que simplesmente não engrenam.

A emissora já tem um histórico de chamar seu "bombeiro oficial" para apagar o incêndio. O autor Ricardo Linhares foi responsável por reconfigurar Fuzuê (2023) e entrou como supervisor em tramas que ameaçavam afundar, como Amor de Mãe (2019) --também escrita por Manuela Dias.

Em comum, essas novelas não conseguiram, principalmente, dialogar com os desejos do grande público. O caso de Amor de Mãe é emblemático. Com linguagem cinematográfica, câmera subjetiva e ausência de emoção nos closes, a novela se afastou da linguagem tradicional da telenovela brasileira.

Manuela tem talento, disso ninguém duvida. Porém, quando um novelista precisa de um salvador, é porque há um incêndio prestes a consumir tudo o que foi construído. Às vezes, o autor não consegue mais enxergar as falhas estruturais do próprio texto, e é aí que a entrada de um supervisor experiente pode ser decisiva para evitar um fracasso maior.

Ricardo Linhares conhece bem esse papel. Seu histórico mostra que ele já entrou em campo para mudar o rumo de narrativas capengas ou conduzir roteiristas estreando em projetos solos.  No passado, a função era exercida por Walther Negrão, que até ganhou o apelido de "Negrão do Pastoreio".

Para colocar Vale Tudo nos trilhos antes que a novela se torne um dos maiores fiascos da história da emissora, a Globo precisa agir rápido; afinal, não dá para esperar mais quase 50 capítulos para a história mudar.

Chamar Ricardo Linhares pode não assegurar que o jogo seja virado, mas é, sem dúvida, uma tentativa de apagar o fogo antes que se alastre de vez no horário mais nobre da TV. 

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif" }

TUDO SOBRE

Bella Campos

Manuela Dias

Ricardo Linhares

Taís Araujo

Vale Tudo

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 16 a 24/5

Sexta, 16/5 (Capítulo 41)
Ivan discute com Raquel. Sardinha comenta com Solange que estranhou o encontro de Maria de Fátima com Odete. César cobra de Fátima sua parte dos dólares. Afonso critica a gestão da TCA em conversa com Odete. ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também