SUPERVISOR DE TEXTO
RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO
Ricardo Linhares em foto de divulgação; autor fará supervisão de texto da novela Fuzuê
Com audiência e repercussão em baixa, Fuzuê ganhou um reforço para tentar reverter o fracasso da história. Ricardo Linhares passou a supervisionar o texto da novela de Gustavo Reiz. A Globo acendeu o alerta vermelho com os índices abaixo do esperado para a novela das sete.
Segundo a colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, o escritor já começou a trabalhar em parceria com Reiz. Linhares tem atuando na função de supervisor desde 2012 na emissora.
Fuzuê tem registrado menos público do que Todas as Flores, que passa em um horário com menos televisores ligados. O folhetim das sete também tem prejudicado o desempenho do Jornal Nacional, exibido logo na sequência. Nem mesmo a volta de Maria Navalha (Olivia Araujo) ajudou a alavancar o ibope.
A Globo também montou uma operação de relançamento para tentar salvar a novela. A trama sobre o mistério envolvendo um tesouro antigo deixou o público confuso, e alguns personagens foram colocados para dar uma aulinha rápida nas chamadas exibidas na programação.
A estratégia foi traçada após o grupo de discussão da novela apontar que queria saber mais sobre o paradeiro de Maria Navalha. De acordo com fontes do Notícias da TV, as pessoas ouvidas tinham curiosidade a respeito da vida da personagem e do momento em que ela reapareceria. Além disso, os entrevistados admitiram dificuldade para entender a história.
Outras mudanças foram traçadas antes mesmo da chegada de Linhares. O autor tinha previsto desvendar o enigma do tesouro perdido no capítulo 100, mas antecipou as cenas em cerca de duas semanas.
Luna (Giovana Cordeiro) e Preciosa (Marina Ruy Barbosa) também descobrirão que são irmãs antes do final da novela. O enredo desenhado por Gustavo Reiz tem mais trunfos a serem lançados. Ele poderá apostar no reaparecimento de César (Leopoldo Pacheco), pai da protagonista e da vilã.
Talita Younan também vai entrar na novela como a cantora sertaneja Selena Chicote, que engatará uma relação com Jefinho (Micael Borges).
O autor entrou na Globo em 1983, quando foi convidado a integrar a equipe de roteiristas do programa Caso Verdade (1982-1986). No ano seguinte, atuou como colaborador na minissérie A Máfia do Brasil (1984). Também fez parte do humorístico Viva o Gordo (1981-1987).
Escreveu as novelas Meu Bem Querer (1998), Agora é que São Elas (2003) e Saramandaia (2013), além de muitas parcerias com Gilberto Braga (1945-2021) e Aguinaldo Silva.
Foi coautor de Tieta (1989), Lua Cheia de Amor (1990), Pedra sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993), A Indomada (1997), Porto dos Milagres (2001), Paraíso Tropical (2007), Insensato Coração (2011) e Babilônia (2015). Além de colaborar em O Outro (1987), Fera Radical (1988), O Dono do Mundo (1991) e Celebridade (2003).
Linhares fez a supervisão de texto de Malhação em 1995 e 2012, Cheias de Charme (2012), A Lei do Amor (2016), Rock Story (2016), Deus Salve o Rei (2018) e Amor de Mãe (2019).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fuzuê e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Fuzuê: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 28/2 a 2/3
Quarta, 28/2 (Capítulo 171)
Nero é acusado de sonegação de impostos. Vieira ameaça abandonar a defesa de Pascoal. Francisco discute com Nero e Miguel. Soraya conversa com Luna sobre Merreca e Francisco. Nero confirma a fraude cometida por Francisco. Heitor ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.