MÁQUINA DE LUCRO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo; perfil de personagem no Instagram atrai marcas
A Globo criou um Instagram para Maria de Fátima (Bella Campos) de Vale Tudo não só em busca de recuperar o público perdido com o fracasso de Mania de Você (2024). Afinal, a emissora já havia faturado bastante com uma estratégia de crossmídia na última novela das nove a chegar aos 40 pontos no Ibope --com Vivi Guedes (Paolla Oliveira), de A Dona do Pedaço (2019), também tendo um perfil na plataforma.
O perfil da influenciadora fictícia chegou a ter milhões de seguidores, assegurando um bom faturamento para emissora por meio de ações integradas --envolvendo a TV e as redes sociais-- com marcas de beleza e até uma montadora de automóveis. Posteriormente, com o fim da novela, a página ainda foi utilizada para ampliar o alcance das publicações do Gshow.
Como o Notícias da TV já havia mostrado, a Globo passou a utilizar os números de suas produções nas redes para justificar o seu sucesso --mesmo que não haja correspondência no Ibope-- junto ao mercado publicitário. O plano comercial de Mania de Você, por exemplo, citava os milhões de seguidores de Chay Suede e Agatha Moreira.
Até o fechamento deste texto na sexta (4), a conta de Maria de Fátima (@fatimaaciolireal) contava com 50 mil seguidores. Um número até que expressivo, considerando-se que a novela estreou na segunda (31) e até os participantes do BBB 25 enfrentam dificuldade para crescer nas mídias digitais.
Uma das postagens, em que a personagem mostra o seu novo corte de cabelo, já havia atraído a atenção de marcas, como uma empresa de cosméticos que elogiou a transformação nos comentários. Diversos influenciadores e youtubers também estavam tirando uma casquinha da situação.
Os dados de audiência obviamente pesam para a Globo, mas o próprio balanço financeiro divulgado na última quarta (2) mostra que os números do mercado também importam (e muito). Afinal, 66% da receita total da Globo em 2024 teve origem na publicidade e 34% na área de conteúdo --historicamente, essa relação é de 60%-40%, como revelou o Valor Econômico.
Obviamente há uma expectativa da própria direção de que o folhetim de Manuela Dias vá crescer no Ibope, até pela sustentabilidade da faixa, que vem sofrendo com constantes fracassos pós-pandemia. O BBB 25, porém, mostra que mesmo com índices abaixo do esperado é possível lucrar --e muito-- com o apetite das marcas.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 7 a 19/4
Segunda, 7/4 (Capítulo 7)
Maria de Fátima pede a Raquel que se mantenha afastada de sua vida. Ivan aluga um quarto no apartamento de Rubinho. Maria de Fátima descobre que César fugiu levando seu dinheiro. Ivan questiona o sistema de ... Continue lendo
Mais lidas