Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA DA SEMANA

Com Star Wars e James Bond, filme de Playmobil foge de comparação com Lego

Fotos: Divulgação/Paris Filmes

Os personagens de Playmobil - O Filme em cena de combate no clímax da animação

Bonequinhos de plástico variados protagonizam as aventuras da animação Playmobil - O Filme

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 12/12/2019 - 5h20

Cinco anos após Uma Aventura Lego (2014), chegou a vez dos rivais dos homenzinhos amarelos de plástico invadirem o cinema. Playmobil - O Filme, que estreia nesta quinta (12), também tem bonecos de plástico, mas foge das comparações com o concorrente. Em vez de construir universos com pecinhas de montar, o longa arma narrativas com muita imaginação e referências a ícones pop, como James Bond e Star Wars.

A história começa no mundo real, com atores de carne e osso. A adolescente Marla (Anya Taylor-Joy) acaba de tirar seu passaporte e se anima para fazer uma viagem por todo o mundo. Mas ela sequer tem tempo de planejar o primeiro destino: sua vida vira de cabeça para baixo quando seus pais morrem em um acidente e ela é obrigada a cuidar do irmão caçula, Charlie (Gabriel Bateman).

Anos depois, a protagonista já perdeu toda a empolgação de viver e apenas sobrevive como uma adulta enfadonha, que trabalha sem parar para pagar as contas e não dá mais atenção a Charlie. Frustrado, ele foge de casa, invade uma feira de brinquedos e se depara com uma exposição de vários kits de Playmobil.

Quando Marla tenta levar o irmão de volta para o lar, um toque de mágica acaba transportando os dois para o universo dos brinquedos, onde são transformados em bonecos (pouco) articulados. Eles precisam, então, encontrar uma maneira de retornar para Nova York, mas enfrentam vários obstáculos pelo caminho: vikings violentos, piratas perigosos, um imperador medieval ensandecido...

Na viagem em busca de uma passagem mágica, os irmãos passam por vários universos temáticos da linha de brinquedos: uma terra habitada por dinossauros, uma cidade típica de faroeste, uma terra de conto de fadas e até o Coliseu. É como um road movie infantojuvenil com toques de merchandising, em que cada cenário representa uma etapa da aventura e ajuda os protagonistas na jornada do herói.

Um dos pontos altos do filme é a aparição do espião Rex Dasher, uma espécie de James Bond que, na versão original, é dublado por Daniel Radcliffe (mais conhecido por interpretar Harry Potter nos filmes do bruxo adolescente). Inspirado nos filmes do agente 007 estrelados por Roger Moore (1927-2017) entre 1973 e 1985, Dasher se acha o homem mais charmoso e talentoso do mundo --e tem um choque de realidade ao cruzar o caminho de Marla e ser confrontado por uma mulher.

O personagem rouba tanto a cena (com direito a música-tema) durante sua participação que os produtores de Playmobil - O Filme já cogitam um longa derivado, a ser estrelado pelo agente secreto. "Seria incrível se Daniel Radcliffe topasse dublar Rex mais uma vez", adianta o diretor e roteirista Lino DiSalvo ao Notícias da TV.

Fãs de Star Wars também vão perceber uma referência (nada sutil) ao cruel Jabba na figura da criminosa alienígena Glinara, uma agiota de corpo disforme que ameaça as vidas de Marla e do atrapalhado Del.

"Eu quis fazer uma homenagem a tudo o que eu amava dos anos 1980, porque sinto que era uma época mais mágica e menos cínica do cinema", explica DiSalvo, que passou pela Disney em filmes como Enrolados (2010) e Frozen (2013) antes de estrear na direção em Playmobil.

Confira o trailer dublado do longa:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.