Carregando...

CANAL 9

TV argentina usa música racista e xenofóbica em jogo da França na Olimpíada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os jogadores da Argentina foram vaiados durante hino nacional na Olimpíada nesta sexta (2)

Compartilhe
  │ 

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2024 - 20h43

Uma emissora de TV da Argentina, o Canal 9, foi acusada de utilizar uma música de cunho racista e xenófobo em uma de suas chamadas para o jogo contra a França nesta sexta (2). As seleções disputaram as quartas-de-final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris.

A canção já havia sido utilizada por torcedores durante a comemoração do título da Copa América em 14 de julho, quando a Argentina superou a Colômbia. Ela foi entoada pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2022, em que o time de Lionel Messi se sagrou campeão em cima dos europeus. [Veja aqui o vídeo].

"Escutem, corre a bola, eles jogam na França, mas são todos de Angola. Que lindo, vão correr, comem travestis com o p* do [Kylian] Mbappé", diz a composição, que menciona o suposto envolvimento do jogador com a modelo transexual Ines Rau.

O episódio já havia causado uma crise diplomática entre os dois países, em que a Argentina se desculpou formalmente pelo comportamento da vice-presidente Victoria Villarruel. Ela havia compartilhado uma publicação insinuando que a canção dizia "verdades que os franceses não queriam admitir".

A Argentina chegou a ser vaiada durante a execução do seu hino nacional no Stade de Bordeaux, pouco antes do início do jogo contra a França. Os anfitriões avançaram para a semifinal por 1 a 0.

O atacante Jean-Philippe Mateta, que chegou a dizer que "todos os franceses estão tocados com isso", foi atacado nas redes sociais após a partida. Ele, que é filho de congolês, recebeu diversas mensagens racistas de perfis argentinos em seu perfil oficial do Instagram.

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Olimpíada

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Mais lidas

Leia também