CARÁTER GENÉTICO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e GNT
Preta Gil e a irmã, Bela Gil, que falou sobre câncer na família no Saia Justa desta quarta (9)
A cantora Preta Gil foi submetida a um teste para descobrir se os irmãos dela também poderiam desenvolver um quadro de câncer de intestino. Os médicos investigaram se a mutação nas células da artista, que acabou se transformando num tumor, foi decorrente de uma herança genética ou apenas uma questão isolada do corpo dela. O resultado indicou que não há mutações nos genes da paciente --ou seja, o câncer não é "hereditário".
Com isso, os familiares da cantora não precisarão se submeter precocemente ao exame de colonoscopia, como seria indicado caso o resultado do teste fosse positivo. Atualmente, para a população em geral sem sintomas específicos, a colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos, com repetição a cada 10 anos.
Bela Gil falou sobre o tema no Saia Justa desta quarta (9), dedicado ao Outubro Rosa --campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A modelo Fernanda Motta, que já teve a doença, e a ginecologista Cecilia Pereira foram as convidadas da noite. Eliana Michaelichen acabou mencionando Preta --que, apesar de ter um outro tipo de câncer, passou por momentos parecidos ao de Fernanda.
"Acho que ela é resiliente, e ela também, de uma certa forma, é prática. Ela encara, ela sabe o que tem que fazer, e essa forma de encarar a realidade talvez ajude de uma certa maneira", começou a culinarista.
"Por exemplo, essa volta do câncer que ela teve... [Ela descobriu] Por causa de um exame de rotina que ela tinha que fazer. Ela poderia ter colocado isso embaixo do tapete, tipo 'ah, não, recebi aqui que eu estava bem e tal, já tem quase um ano, vou continuar nessa'. E não, ela foi atrás para ver como ela estava", cravou ela.
A apresentadora, então, falou no fator genética. "Quando ela teve o primeiro diagnóstico do câncer... Nós, os irmãos, nós fizemos um teste... Quer dizer, fizeram um teste nela para saber mutável, genético, para que a gente fizesse ou não a colonoscopia antecipadamente. Mas aí deu negativo."
Em outro momento, Tati Machado revelou também estar passando por uma situação de câncer na família. "É muito difícil, porque a gente não sabe muito bem como se comportar. Às vezes, você se preocupa tanto em não chorar, em não mostrar que está frágil... E está tudo bem aquele choro acontecer. Você conseguir administrar isso e entender que você também pode ser frágil."
Bela admitiu ter dificuldade em lidar com a questão. "Eu sou uma pessoa um pouco difícil... Eu tenho uma dificuldade de lidar com doenças, com morte, não é muito fácil. Eu fico meio deslocada, não sei o que falar. Eu penso: 'onde eu acho que posso deixar a vida dessa pessoa um pouco mais confortável?'", refletiu ela.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas