Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACORDO COM MPF

Record exibe campanha por diversidade sexual para evitar processo por homofobia

REPRODUÇÃO/RECORD

Carolina Ferraz no Domingo Espetacular

Carolina Ferraz é apresentadora do Domingo Espetacular: programa mostrou reportagem com homofobia

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/6/2023 - 6h35

A Record fez um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para evitar responder a uma ação civil pública na Justiça por homofobia. O motivo da celeuma foi uma reportagem sobre "ideologia de gênero nas escolas", exibida no Domingo Espetacular em agosto de 2021. A emissora vai mostrar 15 comerciais de uma campanha de diversidade sexual na sua programação.

Os comerciais serão exibidos nos intervalos da revista eletrônica comandada por Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar e também na faixa Record Kids, que mostra o seriado Todo Mundo Odeia o Chris (2006-2009) e o clássico desenho Pica- Pau. Ao todo, serão 15 inserções previstas para irem ao ar do próximo domingo (4) ao dia 23.

A campanha é chamada de Ser Diferente É Legal e foi produzida pelo próprio MPF. Além da exibição na televisão, a emissora também disponibilizará o vídeo em seu canal no YouTube a partir de sexta (3), com obrigação de mantê-lo no ar durante pelo menos um ano. A empresa também precisou apagar a reportagem original de suas plataformas.

O acordo firmado entre a Record e o MPF é resultado de um inquérito civil contra a emissora pela exibição, em agosto de 2021, de uma reportagem acerca da suposta "ideologia de gênero" nas escolas do Brasil. Na época, o assunto era discutido por apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), aliado de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV.

A reportagem se baseou em premissas preconceituosas em relação à população LGBTQIA+, que fez denúncias formais na Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão, setor do Ministério Público. A chamada "ideologia de gênero" é um termo usado por conservadores para transmitir a falsa ideia de que a orientação sexual se desenvolva por influência ou possa ser "ensinada".

A procuradora regional dos direitos do cidadão em São Paulo, Ana Letícia Absy, afirmou que o acordo visa reparar qualquer desinformação e preconceito que a reportagem da Record tenha passado aos telespectadores, sem que a emissora precise responder judicialmente, o que atrasaria a questão. 

"O acordo teve por objetivo garantir o acesso dos telespectadores da Record à campanha educativa sobre respeito às diferenças, de modo a buscar de forma direta a reparação do dano causado pela matéria anteriormente veiculada quanto a desinformação e preconceito sobre questões de gênero e orientação sexual", destacou a procuradora.

A Record foi representada no acordo pelo diretor geral de produção, Mafran Dutra, conforme consta no documento obtido pelo Notícias da TV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.