Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO INTERNACIONAL

Por que a novela Jesus, da Record, é a maior audiência da Argentina na quarentena?

DIVULGAÇÃO/RECORD

O ator Dudu Azevedo em cena como Jesus na novela da Record

Jesus (Dudu Azevedo) é o programa mais visto da TV durante o período de quarentena na Argentina

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 22/9/2020 - 13h59

No país que enfrenta a quarentena mais prolongada de todo o mundo, Jesus é quem dá audiência na TV. Exibida desde maio na Argentina, a novela da Record completou 100 capítulos na última semana e está consolidada como a atração mais popular entre os argentinos desde o início do período de isolamento social, em março.

Jesús (com acento agudo na versão em espanhol) é transmitida pela Telefe, que comprou os direitos do folhetim brasileiro como parte do pacote de atrações que comemoram os 30 anos da emissora.

Exibida originalmente no Brasil entre julho de 2018 e abril de 2019 e atualmente em reprise no horário nobre da Record, a trama que traz Dudu Azevedo como o Messias é inédita na Argentina, o que ajuda a explicar o sucesso.

Além disso, Jesus passa em uma rede de TV que tem tradição em exibir novelas brasileiras, tanto da Record quanto da Globo. Foi na Telefe que produções como Avenida Brasil (2012) e Os Dez Mandamentos (2015) viraram um fenômeno de audiência entre os "hermanos".

Na Argentina, o folhetim sobre o filho de Deus vai ao ar de segunda a sexta na faixa das 22h, está com 12,5 pontos de média, é líder isolado no horário e atrai a audiência de aproximadamente 50% dos televisores ligados. O sucesso obrigou o canal Trece, rival da Telefe, a mudar sua grade.

No ranking de programas mais vistos em todo o país desde março, Jesus aparece isolado no topo, à frente da trama teen argentina Floricienta (11,9 de média na quarentena), do jornalístico Periodismo para Todos (11,7), do programa Juntos Podemos Lograrlo (11,5), da produção turca Alas Rotas (11,2) e da versão local do reality Bake Off (11,2). Cada ponto de audiência em Buenos Aires equivale a 42.892 domicílios ou 117 mil pessoas.

O sucesso de Jesus na Argentina contrasta com o desempenho do folhetim no Brasil. A reprise é a terceira colocada no Ibope da Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, e raramente incomoda o SBT na disputa pela vice-liderança. Na exibição original, a história do Messias também não despontou como fenômeno de audiência.

Com medidas rigorosas de isolamento social desde 20 de março e com a quarentena estendida pelo Governo Federal até, pelo menos, 11 de outubro, a Argentina vai completar 205 dias "em casa". Uma das poucas formas de entretenimento que segue completamente liberada no país é a TV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.