Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CIRCO DO TIRU

Cria do SBT, Tirullipa arrisca e segue caminho oposto ao de Silvio Santos na TV

Rogério Palatta/SBT

Tirullipa faz careta durante apresentação do Circo do Tiru à imprensa

Tirullipa durante apresentação do Circo do Tiru à imprensa; programa leva a TV para o circo

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/3/2024 - 16h30

O palhaço Tirullipa conhece bem os corredores do SBT. Afinal, foi lá que ele fez sua estreia na TV, com uma aparição no Domingo Legal em 1996 --quando cantou Florentina, grande sucesso de seu pai, Tiririca. Neste sábado (16), ele volta à emissora como apresentador e astro do programa Circo de Tiru. E, como soma mais de 30 milhões de seguidores no Instagram, tem a confiança de seguir um caminho oposto ao que Silvio Santos traçou no passado.

"O meu sonho era levar a televisão para dentro do circo. Porque o circo sempre esteve na TV, o Silvio Santos levava as brincadeiras e o clima circenses para os programas dele. Mas a TV nunca tinha ido para o circo. Eu queria gravar dentro do circo, na lona", valorizou Tirullipa durante evento de apresentação da atração à imprensa, no último dia 7.

Silvio Santos, vale lembrar, também teve sua fase de artista circense --o que ajuda a explicar o clima mambembe, de uma estrutura que parece ser intencionalmente improvisada, que permeia a grade do SBT e a torna mais popular. "Quando deixou de ser camelô e lançou a Caravana do Peru que Fala, o Silvio fazia suas apresentações no circo", lembrou Tiru.

A vontade de fazer o trajeto oposto ao de um dos pilares da TV brasileira pode soar como uma ofensa --ou até uma iconoclastia--, mas o artista não esconde sua admiração pelo comunicador. E, em uma demonstração de solidariedade entre "nepobabies" (herdeiros de famosos) que precisam provar suas qualidades e habilidades o tempo todo, o filho de Tiririca recebeu total apoio da filha de Silvio Santos para realizar seu sonho do jeito que tinha imaginado.

"A Dani[ela Beyruti, vice-presidente do SBT] viu uma apresentação do meu circo, gostou e foi conversar comigo. Eu falei que tinha esse sonho de trazer a TV para o circo e expliquei: 'Seu pai sempre levou o circo para a TV, porque as brincadeiras e os quadros que ele fazia eram coisa de circo. Mas a televisão nunca foi para dentro do circo'."

"E ela me disse: 'Já que você falou tão bonito desse seu sonho, me mostre que ele pode ser real que eu te ajudo a torná-lo real. Porque o SBT é a TV da família, acho que caberia muito lá'. Ela deixou a gente trazer a nossa arte para a televisão", apontou o palhaço, grande defensor da cultura circense.

A equipe do programa poderia facilitar a própria vida e forjar uma estrutura circense em um dos estúdios do complexo do SBT na rodovia Anhanguera. No entanto, Tirullipa bateu o pé para que as gravações ocorressem no próprio Circo do Tiru, espetáculo homônimo armado no Shopping Aricanduva, na zona leste de São Paulo.

Isso trouxe alguns desafios. Como a lona do circo tem um pé direito muito mais alto do que um estúdio, todo o esquema de iluminação precisou ser adaptado. Quatro tipos de câmera também foram testados para ver qual se sairia melhor. Um esforço que vale a pena, segundo o apresentador: "Tem a verdade e o calor de estar no circo de verdade... Não há nada igual!".

Troca nos bastidores

Antes mesmo da estreia, o Circo do Tiru já passou por uma mudança importante nos bastidores: o diretor Marcelo Kestenbaum, que ajudou Tirullipa a formatar o programa desde o início, foi deslocado da produção para cuidar do Bake Off Brasil, ressuscitado após um cancelamento em 2023. Maria Fernanda Bertone, que era assistente de direção, vai assumir o comando.

A troca não era exatamente prevista: Kestenbaum chegou a conversar com a imprensa sobre o Circo do Tiru na semana passada e foi só elogios ao programa. "É gostoso de fazer, dá uma nostalgia, você entra no clima do picadeiro e volta à infância. Mas também é um desafio, um laboratório... Facilitou muito ter um gênio como o Tirullipa do nosso lado."

O Circo do Tiru faz sua estreia oficial neste sábado (16), às 18h. Uma versão especial, mais voltada para o espetáculo circense e com menos cara de programa de auditório, foi exibida no Natal do ano passado, mas a audiência não correspondeu --anotou apenas 2,7 pontos na Grande São Paulo. A expectativa do SBT é que o formato se saia melhor na grade fixa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.