Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Morreu ou está na Record?

Após debandada de ex-globais, Record demitirá mais 80 atores

Divulgação/Record

Leonardo Brício e Renata Dominguez em cena de Rei Davi, de 2012: os dois foram demitidos na mesma semana - Divulgação/Record

Leonardo Brício e Renata Dominguez em cena de Rei Davi, de 2012: os dois foram demitidos na mesma semana

DANIEL CASTRO

Publicado em 14/6/2014 - 19h46
Atualizado em 15/6/2014 - 7h10

A Record está passando por uma debandada de ex-globais sem precedentes na sua história. Só nos últimos dias, a emissora perdeu Simone Spoladore, Leonardo Brício, Renata Dominguez, Claudio Heinrich, Rafael Calomeni e Marcio Kieling. E perderá muito mais. A emissora tem uma lista com cerca de 80 nomes de atores que não terão contratos renovados quando vencerem nos próximos anos. Seu banco de elenco, que já chegou a ter 270 nomes no auge da fase "rumo à liderança", não passará de cem.

A nova política da Record é manter um banco de atores enxuto, apenas o necessário para produzir uma novela em exibição e uma próxima a exibir, além de uma série ou minissérie. Novos profissionais serão contratados por obra. Apenas aqueles que são considerados imprescidíveis serão mantidos. Essa lista é liderada por Paloma Duarte, mas há rumores de que ela também quer voltar à Globo.

Dos seis que saíram na semana passada, somente Simone Spoladore bateu o pé que não queria renovar com a emissora. Renata Dominguez pretendia renovar por mais três anos, mas a Record exigiu cinco com renovação para mais um e ela não topou ficar tanto tempo presa a um contrato.

A grande surpresa foi Leonardo Brício. Ele foi tirado do elenco de Vitória, há duas semanas no ar, para ser o protagonista de Os Dez Mandamentos. Mas a emissora mudou de ideia, não quer mais protagonistas de suas minisséries bíblicas liderando o elenco de sua primeira novela bíblica. Brício deu vida ao Rei Davi (2012).

A Record mudou sua condição de contratadora a fornecedora de atores para a Globo porque rival também adotou uma política de restrição de elenco. Os bispos da Igreja Universal descobriram que não precisam mais manter sob longos e caros contratos atores de segunda linha na Globo, porque eles podem ficar disponíveis no mercado.

Debandada

Os atores mais prestigiados e mais talentosos, no entanto, não têm feito muita questão de permanecer na Record. São o caso recente de Simone Spoladore e Renata Dominguez. A primeira já teria convite para trabalhar na Globo em 2015. A segunda acredita que pode voltar à antiga casa. Leonardo Brício também não deverá ter dificuldade para se encaixar em alguma novela da Globo. 

Voltar à Globo, aliás, é o sonho que alimenta a debandada que começou com Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado, continuou com Bianca Rinaldi, Vanessa Gerbelli e os jovens de Rebelde (Sophia Abrahão, Chay Suede, Arthur Aguiar) e segue agora, com Spoladore e Dominguez. A história está mostrando que voltar para a Globo é possível e consagradora.

Os atores da Record reclamam que desaparecem para o grande público enquanto estão na emissora. Fazem somente dois ou três trabalhos em cinco anos, sentem-se mal-aproveitados. Fora do ar, não faturam com comerciais e presenças VIP. 

Contratado da casa, Raul Gazolla costuma contar em seu show de stand up que os fãs o abordam dizendo que não o vê na televisão há seis anos. "Pois é, faz seis anos que estou na Record", brinca. Um empresário do ramo de entretenimento tem uma frase definitiva sobre o que move os atores que querem deixar a Record: "Ator vive de aplauso, mais do que de dinheiro. E aplauso na televisão é audiência. Se não tem audiência, o ator quer sair porque não está tendo aplauso".

LEIA TAMBÉM:

'Travesti agora é bem-vindo ao Programa Silvio Santos', diz Roque

Faustão detona abertura da Copa: 'Gastaram R$ 17 milhões nessa m...'

Boicotada por Edir Macedo, Vitória mira Globo, mas é abatida pelo SBT

Em Família: Nova personagem chega para revelar que Branca é mãe de André

Memória: Em 1970, programa da Globo fez primeira 'trollagem' da TV

Rumor sobre afastamento de autor gera desconfiança; novela muda


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão


Colaborou MÁRCIA PEREIRA

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.