Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECONHECIMENTO FACIAL

BBB 23: Nova tecnologia dispensa uso das mãos para entrar no quarto do líder

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ana Clara Lima tentando abrir a porta do quarto do líder do BBB 23

Apresentadora Ana Clara mostrou que reconhecimento do rosto abrirá a porta do quarto do líder

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 19/1/2023 - 6h45

Nem chave, nem cartão. Pela primeira vez, o acesso ao quarto do líder do BBB 23 será a partir do reconhecimento facial dos participantes, dispensando o uso das mãos. A nova tecnologia também destravará uma central de controle, liberando comandos que possibilitam ao todo-poderoso da semana ter uma visão privilegiada do jogo.

Só o líder pode acionar essa central, depois que o sistema analisa e identifica as características de seu rosto. O pacote de vantagens dá direito a ver imagens e desfrutar de áudios gerados a partir de uma integração com o sistema de câmeras do programa. Ao todo, são 63 unidades espalhadas pela casa, muitas delas operando no padrão 5G, que utiliza menos cabeamento.

O líder também pode descobrir o total de votos que recebeu até então e despertar os participantes na hora que desejar. Como as funções têm limite de acesso, precisam ser aproveitadas de forma estratégica a cada semana.

Outra novidade tecnológica do BBB 23 está relacionada ao monitoramento dos participantes. Este ano, elementos de inteligência artificial e machine learning permitem o reconhecimento facial dos brothers, promovendo um acompanhamento automático e dinâmico dos cortes de câmera para mapear os movimentos pela casa.

Os metadados também auxiliam na escolha do melhor conteúdo. Essa tecnologia permite localizar cenas específicas de forma imediata e, por consequência, facilitam e agilizam a edição dos trechos mais atrativos e impactantes do programa.

DIVULGAÇÃO

Tecnologia de reconhecimento facial

Leitor de reconhecimento facial oferece app  

A partir de R$ 1 mil

Hoje, a tecnologia de reconhecimento facial é utilizada com mais frequência em empresas. É bem útil, por exemplo, para liberar a entrada de funcionários previamente cadastrados em uma área restrita.

A confiabilidade e segurança desse tipo de solução também vem facilitando sua instalação em casas de alto padrão. Rápidos e precisos, alguns desses leitores conseguem reconhecer o rosto de moradores ou funcionários em apenas 0,2 segundo. E o dono da residência ainda pode acompanhar remotamente a liberação em tempo real e até destravar a porta via aplicativo de celular. O investimento é alto: a partir de R$ 1 mil.

No dia do anúncio da lista de participantes, Tadeu Schmidt e Ana Clara Lima mostraram um pouco da nova tecnologia, mas somente o líder que será consagrado nesta quinta (19) poderá liberar a entrada:

TUDO SOBRE

BBB 23

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.