Dupla Identidade

De sargento a cafetão: lendas do rap emplacam trabalhos de sucesso na TV

Divulgação/NBC

Ice-T em episódio de Law & Order: SVU; rapper está na série dramática há quase duas décadas - Divulgação/NBC

Ice-T em episódio de Law & Order: SVU; rapper está na série dramática há quase duas décadas

JOÃO DA PAZ - Publicado em 07/10/2017, às 07h10

Nova sensação da HBO, The Deuce não erra ao dar um papel relevante para um rapper, Method Man, nome artístico de Clifford Smith, mais conhecido por ser integrante do lendário grupo de hip-hop Wu-Tang Clan. Na série, ele interpreta um cafetão que explora prostitutas na Nova York dos anos 1970. É o mais novo integrante de uma seleta lista de MCs que estão na TV, encabeçada por Ice-T, o sargento Odafin Tutuola em Law & Order: SVU.

Desde a segunda temporada (2000) na série mais longeva da TV norte-americana, Ice-T atuou em mais de 380 episódios do drama. Outro rapper há bastante tempo em uma atração é LL Cool J, protagonista de NCIS: Los Angeles (A&E). Ele está no elenco desde a estreia, em 2009.

Com experiência no cinema, 50 Cent estreou na TV em 2014, no drama Power (Fox Premium 2). Já Queen Latifah cravou seu primeiro papel como protagonista em Star (Fox Premium 1).

Saiba um pouco mais sobre a carreira na TV e na música desses cinco rappers:

Divulgação/HBO

O rapper Method Man mudou até o cabelo para interpretar o cafetão Rodney em The Deuce

Method Man
O rapper Method Man fez testes para dois papéis diferentes em The Deuce, série sobre o nascimento da indústria pornográfica em Nova York. Reprovado em ambos, ele contou para a revista Billboard que os produtores resolveram criar um personagem para ele, "pois precisavam de um cafetão bonito". O cabelo alisado de Rodney foi ideia do rapper, após pesquisar o estilo dos rufiões dos anos 1970.

Method Man é um dos principais nomes do Wu-Tang Clan, ao lado de Ol' Dirty Bastard, RZA e Raekwon. Na carreira solo, ele cravou os dois primeiros álbuns no topo de vendas da revista Billboard _cada um ultrapassou a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas. Na TV, Method fez participações em Oz (1997-2003) e CSI (2000-2015).

divulgação/nbc

Ice-T não é só um ícone do rap: faz o mesmo personagem há 17 anos em Law & Order: SVU

Ice-T
Mesmo quem não conhece muito de hip-hop sabe identificar quem é Ice-T (Tracy Marrow), principalmente ao vê-lo em Law & Order: Special Victims Unit (SVU). Sua estreia na TV foi há 20 anos, na série policial Players (1997-1998). Dois anos após o fim da atração, ele entrou em Law & Order e não saiu mais da trama sobre policiais que investigam crimes como abusos sexuais, violência contra idosos e crianças.

Para Ice-T, a música surgiu como um escape do crime. Depois de se arriscar como DJ no começo dos anos 1980, ele pegou o microfone para rimar sobre a violência de gangues em bairros pobres dos Estados Unidos.

Hoje, ele está no panteão dos maiores rappers da história. Uma de suas principais músicas é Colors, trilha do filme As Cores da Violência (1988), estrelado por Sean Penn e Robert Duvall.

divulgação/CBS

Carismático, o rapper LL Cool J está na série NCIS: Los Angeles desde a estreia, em 2009

LL Cool J
O nova-iorquino James Todd Smith fez participações em filmes (Um Domingo Qualquer, Edison - Poder e Corrupção) e séries (House, 30 Rock) até conseguir o protagonismo em NCIS: Los Angeles (A&E), derivada do drama mais assistido nos Estados Unidos. Ao lado de Chris O'Donnell, ele interpreta um policial à paisana de uma divisão de elite do Serviço Investigativo Criminal Naval (significado em português da sigla NCIS).

O apelido de Smith no rap é LL Cool J, sigla para Ladies Love Cool James. Seu estilo mais leve nas rimas, com poucos ou quase zero palavrões, priveligia a perspicácia nas letras e no estilo de performance. Ele trouxe o pop para o rap nos anos 1990 e ficou marcado por suas canções românticas. Ganhou dois prêmios Grammy e dois MTV Video Music Awards, um deles pelo conjunto da obra.

divulgação/starz

50 Cent produz e atua em Power, drama sobre traficante que tenta legalizar seus negócios 

50 Cent
Em 2005, o filme Fique Rico ou Morra Tentando foi lançado com 50 Cent (Curtis Jackson) no papel principal. O longa inspirado na vida do próprio rapper foi a estreia dele na atuação. 50 Cent ainda participou de outras produções, como Fogo Contra Fogo (de 2012, ao lado de Bruce Willis), até produzir sua própria série.

Power, sobre um traficante que tenta legalizar seus negócios, é um dos maiores sucessos da história do canal Starz. Na atração, ele interpreta um criminoso chamado Kanan.

Fique Rico ou Morra Tentando é também o nome do álbum de estreia de 50 Cent, que vendeu 14 milhões de cópias no mundo todo. Ele tem cinco discos de estúdio no currículo; o sexto se chamará Street King Imortal, ainda sem data de lançamento.

divulgação/Fox

Voz feminina de respeito no mundo do rap, a premiada Queen Latifah é a estrela da série Star 

Queen Latifah
Queen Latifah, apelido de Dana Elaine Owens, estreou na TV já como protagonista. Ela vive a cabeleireira Carlotta Brown na série Star, sobre três garotas que sonham virar estrelas da música.

Queen é bem conhecida por filmes estilo Sessão da Tarde, como Táxi (2004) e Um Salão do Barulho (2005). Ela já atuou em grandes produções e foi premiada pelo sindicato dos atores norte-americanos pelo longa Chicago (2002) e pelos telefilmes Life Support (2007) e Bessie (2015).

Queen Latifah lançou seu primeiro álbum em 1989 e criou uma identidade ao rimar contra o machismo e o assédio nas ruas, além de valorizar a mulher negra. A canção U.N.I.T.Y., lançada em 1994, é um hino do rap e exemplifica bem essas questões. No ano seguinte, ela arrebatou o Grammy de melhor performance solo de rap por essa música. Foi a primeira mulher a vencer a categoria.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga

Ficha técnica: Baby Driver. EUA/Reino Unido, 2017, 112 min. Direção: Edgar Wright. Elenco: Ansel Elgort, Jon Bernthal, Jon Hamm, Eisa González, Lily James, Kevin Spacey. Disponível no Now.

Sinopse: Baby (Elgort) é um jovem com problemas auditivos que se revela um ás no volante _desde que esteja ouvindo a música correta. Sua habilidade atrai a atenção do criminoso Doc (Spacey), que o chama para ser seu motorista de fuga. Pronto para seguir em frente com sua vida, Baby aceita participar de um último roubo.

Por que assistir: Com a direção do inglês Edgar Wright (de Todo Mundo Quase Morto e Scott Pilgrim Contra o Mundo), Em Ritmo de Fuga respira cultura pop na trilha sonora e no visual. Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, Ansel Elgort consegue provar que tem talento para ser o novo astro de Hollywood, mesmo cercado de grandes nomes. O longa também foi nomeado a três Oscars: edição, mixagem de som e edição de som.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Vingança de sucesso

Rafael Cardoso e Bianca Bin no centésimo capítulo de O Outro Lado do Paraíso - Reprodução/TV Globo O Outro Lado do Paraíso chegou ontem (15) ao capítulo de número 100 com média de 35,8 pontos na Grande São Paulo. É o melhor desempenho de uma novela das nove em 100 episódios desde ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Depois de Ana Paula, quem merece sair do BBB com maior rejeição?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook