Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Saiba como e por quê

'De boa, mano, não precisamos conversar'; Mr. Robot faz episódio inteiro sem diálogos

Divulgação/USA Network

Carly Chaikin desvia o olhar de Rami Malek em cena da quarta temporada de Mr. Robot

Carly Chaikin e Remi Malek no quinto episódio de quarta temporada de Mr. Robot: sem conversas

REDAÇÃO

Publicado em 6/11/2019 - 4h59

A delirante Mr. Robot ousou mais uma vez. A série, que já fez um episódio inteiro simulando um plano-sequência (longa gravação sem cortes), agora investiu em um capítulo todo sem nenhum diálogo. São mais de 40 minutos sem que os personagens falem nada, uma ideia que surgiu repentinamente, de acordo com o criador do drama, Sam Esmail.

Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, Esmail revelou os segredos do episódio experimental, exibido nos Estados Unidos no último domingo (3), no canal pago USA Network. Ele, que também dirigiu e fez o roteiro, contou que conforme as cenas foram construídas surgiu a ideia de escrevê-las todas sem diálogos.

[A seguir: spoilers da quarta temporada de Mr. Robot]

Na jornada para destruir de uma vez por todas o ciberexército chinês Dark Army, o hacker Elliot Alderson (Rami Malek) recebeu a ajuda da irmã, Darlene (Carly Chaikin), para se infiltrar na empresa de segurança Virtual Reality e atacar o coração do Dark Army, invadindo sites de empresas e contas bancárias ligadas ao grupo. Essa parceria foi o embrião do episódio sem diálogos.

"Elliot e Darlene tinham de ficar no mais absoluto silencio durante essa missão", explicou Esmail. "Fora isso, os irmãos estão em uma relação tensa e tiveram uma briga feia antes desse episódio. Então, avaliamos que esse não seria um bom momento para eles fazerem as pazes."

E daí veio a sacada perspicaz de Esmail. Logo no começo do capítulo, quando Darlene foi ao encontro de Elliot antes da invasão na firma de segurança, ela deu o recado assim que o irmão entrou no carro: "Mano, de boa, não precisamos conversar". E assim eles foram cumprir a tarefa que elaboraram.

Reprodução/USA Network

Os irmãos Darlene (Carly Chaikin) e Elliot (Rami Malek) em missão dentro de uma empresa

Além de todo esse climão entre os irmãos, outros personagens estavam em momentos solitários. "Price [Michael Cristofer] ficou sozinho em plena manhã de Natal. A deprimida Dom [Grace Gummer], em vez de estar com a família, teve de fazer um trabalho sujo para o Dark Army. E Krista [Gloria Reuben] tinha como meta preparar um jantar para o namorado. Desse modo, entendemos que não precisaríamos de palavras nesse episódio", justificou Esmail.

O produtor complementou: "Quando o silêncio impera, há uma tensão no ar. E era exatamente o que queríamos injetar em cada uma dessas tramas."

Cabe também uma interpretação simbólica no episódio sem diálogos: "Nos dias de hoje, estamos cada vez mais conectados com a tecnologia e não pegamos o aparelho celular para ligar e conversar com outra pessoa. Vivemos em um isolacionismo, consequência direta do avanço da tecnologia", pontuou o roteirista.

Esmail preencheu os espaços dos diálogos com muita ação (perseguição no meio da rua), suspense (caça aos hackers dentro da empresa) e mensagens de texto, que pontualmente serviram como um guia para o telespectador se ligar no que estava acontecendo e descobrir o que os personagens teriam de fazer.

O ponto final não foi menos sagaz do que o início. O gângster e traficante de drogas Fernando Vera (Elliot Villar) foi ao encontro de Krista, ex-terapeuta de Elliot. Ambos têm algo em comum e o bandidão olhou para Krista e falou: "Agora é a hora de conversarmos."

Ainda não há previsão de estreia da quarta e última temporada de Mr. Robot no Brasil. Os três anos anteriores estão disponíveis no Prime Video, o serviço de streaming da Amazon.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.