Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPERANÇA

Briga em novela deixou Ana Paula Arósio ferida e Gianecchini com dentes quebrados

Gianne Carvalho/TV GLOBO

Reynaldo Gianecchini abraça Ana Paula Arósio; os dois estão sorridentes e com roupas de época

Reynaldo Gianecchini e Ana Paula Arósio protagonizaram Esperança (2002), novela das oito

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/2/2023 - 6h20

Há 20 anos, a novela Esperança (2002) chegava ao fim na faixa das oito da Globo. O autor Benedito Ruy Barbosa pretendia fazer uma continuação de Terra Nostra (1999), mas a ideia não saiu como o esperado. Para piorar a situação, os protagonistas Ana Paula Arósio e Reynaldo Gianecchini sofreram um acidente durante as gravações.

Os atores rodavam uma cena de briga entre o casal Camilli e Toni. A mocinha tinha um surto ao flagrar o marido beijando e fazendo juras de amor à estátua que havia esculpido com o rosto de Maria (Priscila Fantin). Ela, então, atingia a peça com uma barra de ferro.

A estátua se quebrou em vários pedaços, e um estilhaço acertou a boca de Gianecchini. Na confusão, Ana Paula ainda torceu o pé. Os artistas receberam os primeiros socorros nos estúdios da Globo, antigamente conhecidos como Projac.

O galã teve de se submeter a uma restauração dentária, levou pontos internos na boca e só voltou ao trabalho três dias após o acidente. Já Ana foi atendida no hospital e fez radiografias, que constataram uma torção leve no tornozelo.

No ano passado, Gianecchini relembrou o acidente durante participação no Faustão na Band. O apresentador citou que o ator já havia perdido dois dentes numa gravação, e ele explicou:

Quatro, na verdade. Foi um acidente de trabalho em cena. Eu não parei, continuei fazendo a cena, e foi jorrando meu sangue. Eu só olhando meus dentinhos na minha mão, me dando aquela aflição. Mas, o negócio do ator... Falou 'não vou parar'. Me levaram para o consultório.

"Quem foi a tua amiga que fez isso?", questionou Fausto Silva. "Foi a maravilhosa, que é maravilhosa mesmo, tá? Eu não gosto nem de falar, porque parece que ela foi culpada, mas foi um acidente. Foi a Ana Paula Arósio. Não teve nada de culpa dela, imagina. Eu adoro a Ana, aliás, sinto uma falta dela", declarou o artista.

De acordo com reportagem do Estado de S. Paulo na época, outro ator de Esperança também quebrou um dente em uma gravação. Intérprete de Ezequiel, Gilbert Stein se exaltou em um momento em que seu personagem discutia com Toni. Ele rangeu os dentes com tanta força que acabou quebrando-os.

Outros contratempos

Benedito Ruy Barbosa decidiu voltar a abordar a imigração como tema principal, mas percebeu que não conseguiria sustentar a novela como continuação de Terra Nostra. Esperança, no entanto, não repetiu o sucesso da outra trama.

Além da audiência pouco satisfatória, o folhetim sofreu com atrasos na entrega de capítulos --o que fazia com que as cenas fossem rodadas na véspera ou até mesmo no dia em que iriam ao ar.

Benedito acabou tendo de ser afastado do trabalho por conta de problemas pessoais. Walcyr Carrasco foi convocado pela Globo para substituí-lo com a colaboração de Thelma Guedes. O autor, então, fez uma série de mudanças na história a partir do capítulo 149. As alterações na narrativa deixaram Barbosa furioso.

"Quando ele assumiu a novela, deixei de assistir. Se visse, queria bater nele. Na época, liguei para o Mário Lúcio Vaz [então diretor artístico da Globo] e disse: 'Avisa o Walcyr que, quando eu encontrar com ele, eu vou dar porrada, entendeu?'. Ele simplesmente acabou com minha novela. Não terminou como eu queria. Depois, mandou uma carta pedindo desculpas", declarou o escritor ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.