Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOS CINEMAS

Manuela Dias rejeita orfanato e adoção no final de dona Lurdes: 'Maldição'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Regina Casé está de óculos apoiada em um muro em cena de Dona Lurdes, o Filme

A atriz Regina Casé vive uma nova aventura da mãezona de Amor de Mãe em Dona Lurdes, o Filme

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 28/3/2024 - 6h10

A protagonista da novela Amor de Mãe (2019) dá a volta por cima em Dona Lurdes, o Filme. A produção estrelada por Regina Casé chega aos cinemas nesta quinta (28) e mostra o que aconteceu com a carismática mãezona depois que todos os filhos saíram de casa. O futuro da personagem foi muito pensado quando o folhetim chegou ao fim --atropelado pela pandemia da Covid e pelos rígidos protocolos de segurança nas gravações. 

A autora da trama e do filme, Manuela Dias, revela que retratar o ninho vazio e fazer dona Lurdes viver um amor completo, com direito a tesão e romance, foi uma ideia que nasceu já na criação da história do longa. Em 2020, quando o desfecho da novela foi gravado, ela rejeitou a ideia de o próximo passo da personagem ser cuidar de crianças em um orfanato.

"Eu falei: 'Meu Deus, coitada dessa mulher, nunca vai parar de cuidar dos outros'. Ah, ela podia adotar um filho? Mas, cara, de novo... É quase uma maldição essa mãe que não consegue nunca passar desse estágio", diz.

A dona Lurdes ficou adormecida enquanto sua intérprete e sua criadora faziam outros trabalhos. Manuela escreveu uma série sobre a Guerra de Canudos (1896-1897), que conta com dez episódios e ainda não foi gravada. Depois, ela se debruçou no desenvolvimento de Justiça 2, que estreia no Globoplay no próximo dia 11.

No meio desses trabalhos, a autora sentiu saudades de dona Lurdes. "Eu comecei a ter vontade de imaginar o que teria acontecido com ela. Esse país é feito por mães incríveis, e a dona Lurdes sobreviveu, fez campanha publicitária. Nesse momento, eu já estava escrevendo o livro [Diário da Dona Lurdes] e falei: 'Eu quero ver ela sozinha'."

Dona Lurdes leve, livre e solta

Manuela afirma que o livro e o filme não foram planejados, nasceram em um processo orgânico. No lançamento do primeiro, surgiu a ideia de fazer o segundo. Para a autora, o longa é uma espécie de piloto para uma série. Ela diz que dona Lurdes tem vida própria e pode tudo, até virar podcast.

Os filhos de dona Lurdes se reencontram com a mãe no filme, mas a comédia é sobre a vida dela depois que Ryan (Thiago Martins) sai de casa e deixa a mãe morando sozinha. O drama da ex-babá muda de figura graças a Zuleide (Arlete Salles). Manuela Dias, aliás, decidiu reescrever o projeto quando Arlete aceitou participar da história --o papel dela era para ser bem menor.

"Dona Lurdes tem a alma da Regina, é um filme extremamente amoroso, que fala de amizade, da alegria de estar viva. Minha personagem faz o resgate da Lurdes", conta Arlete, de 85 anos, que gravou o longa antes de mergulhar no trabalho das gêmeas que ela interpreta na novela Família É Tudo

Regina Casé comenta que conheceu muitas donas Lurdes enquanto rodava o Brasil gravando seus programas antes de voltar às novelas. Ela define a personagem como uma supermulher, que se sacrificou o tempo todo em nome dos filhos e agora vive coisas típicas da juventude, como namorar.

A atriz de 70 anos completa 50 de carreira neste ano e declara: "Dona Lurdes é o resumo dessa trajetória. Não só a minha, mas a trajetória das mulheres do Brasil".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.